O Município de Lagoa inaugurou, no passado dia 5 de Março, as novas instalações do Centro de Distribuição e Gestão de Águas de Lagoa, que representou um investimento de 578.709,69 euros.
«A inauguração do Centro de Distribuição e Gestão de Águas de Lagoa é um momento de grande relevância para o nosso concelho. Este novo espaço não é apenas um símbolo de modernização, mas também um reflexo do nosso compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida dos lagoenses», destacou Luís Encarnação, presidente desta autarquia.
«Ao centralizar a gestão dos serviços de águas e saneamento, conseguimos proporcionar uma resposta mais rápida, eficaz e transparente às necessidades da nossa população, promovendo a sustentabilidade e a eficiência no uso dos recursos. Este é um passo importante para Lagoa e para todos os que aqui vivem e trabalham», frisa ainda o edil. .
Numa nota enviada às redações, a Câmara de Lagoa explica que o Centro de Distribuição e Gestão de Águas de Lagoa assume «uma série de responsabilidades essenciais para a gestão e operação dos serviços», nomeadamente “garantir o fornecimento contínuo e de qualidade de água à população”, “assegurar o correto tratamento e escoamento das águas residuais”, “prevenir alagamentos e assegurar a drenagem eficaz das águas da chuva”, “gerir a contratação e os serviços relacionados”, “efetuar a leitura de consumos e proceder à faturação e cobrança” e “garantir um serviço de atendimento eficiente, com informações claras e acessíveis para todos os utilizadores dos serviços de águas e resíduos”.

«A mais-valia deste novo espaço reside na centralização de todos os serviços técnicos, operacionais e administrativos num único edifício, proporcionando uma gestão mais ágil e eficiente dos recursos e serviços prestados. Este modelo integrado permitirá não só uma melhor resposta às necessidades da população, como também otimizará a operação do sistema de águas e saneamento, assegurando uma gestão mais eficaz e sustentável dos serviços», lê-se ainda na nota.
Nestas novas instalações funciona ainda o “Centro de Controlo”, os “Gabinetes técnicos e administrativos”, a “área operacional” e os “espaços de apoio”.
No âmbito da modernização e melhoria dos processos operacionais, a instalação das Zonas de Medição e Controlo (ZMC´s) constitui um dos maiores avanços.
«Estes sistemas serão responsáveis por fornecer dados em tempo real sobre o consumo de água e as condições operacionais das infraestruturas», explica a Câmara de Lagoa.
«Com esta tecnologia, será possível monitorizar, de forma eficiente, a rede de abastecimento e drenagem, permitindo uma gestão de recursos mais eficaz e a deteção precoce de anomalias, como perdas de água ou falhas no sistema. As ZMC´s serão, assim, um auxiliar fundamental na tomada de decisões mais informadas, promovendo a sustentabilidade e a eficiência do serviço prestado aos lagoense», remata.
