O Imortal venceu o 11 Esperanças este sábado, 22 de Março, e aproveitou a derrota do Ferreiras em Portimão para chegar ao 1º lugar isolado da fase de campeão da I Divisão Distrital do Algarve de futebol, cuja 1ª jornada também ficou marcada pelo triunfo expressivo do Quarteirense.
No Estádio Municipal de Albufeira, os golos de Marocas, aos 22 minutos, Ruca, aos 52, e Herlander Tomé, aos 60, devolveram o Imortal aos triunfos, depois de ter terminado a 1ª fase com uma derrota caseira, frente ao Ferreiras.
A equipa de Ivo Soares perdeu o estatuto de comandante à partida para esta fase, e até caiu para 3º, depois de ter perdido no reduto do Portimonense, agora 2º, por 1-0, com golo decisivo de Mamadou Buaro ao “cair do pano” (87 minutos).
Já o Quarteirense, 4º classificado, registou o terceiro triunfo consecutivo, ao bater em casa o Silves, por 4-1. Bruno Pereira, aos oito minutos, Tomás Fernandes (49), Dário Bernardo (80) e Fábio Marques (90) marcaram para os anfitriões, com Rafa Pinto a reduzir para os forasteiros (76).
Todas as equipas iniciaram a segunda fase do “Distritalão” – que dividiu os 12 conjuntos em dois grupos – com os pontos conquistados na fase inicial.
No grupo de apuramento de campeão, cujo 1º lugar garante a subida ao Campeonato de Portugal, lidera o Imortal, com 51 pontos, perseguido por Portimonense (49), Ferreiras (48) e Quarteirense (44). Mais atrás, seguem Silves e 11 Esperanças, ambos com 37.
Na próxima ronda, jogam-se as partidas 11 Esperanças-Portimonense, Ferreiras-Quarteirense e Silves-Imortal.
Na fase de manutenção – cujo 6º e último lugar carimbará a despromoção à II Divisão Distrital –, o Esp. Lagos comanda com 37 pontos e largo avanço sobre os rivais, depois de ter vencido o Lusitano VRSA (5º, com 13 pontos), por 1-0, graças ao golo de Cláudio Major, aos 83 minutos.
O Olhanense 1912 conservou o 2º lugar (22 pontos), depois de ter vencido em casa, por 3-2, com reviravolta no marcador, o Odiáxere (4º, 18). Giornny Santos (34 minutos), Umaro Baldé (77) e Afonso Reis (88) assinaram os tentos da equipa da casa, contra os golos de Edy Ribeiro (24) e Vítor Pestana (38) para os forasteiros.
O Moncarapachense B subiu ao 3º posto, ao bater em casa o Culatrense (6º, 12), por 1-0, com golo solitário de Ciu Kim.
A 2ª ronda inclui os encontros Esp. Lagos-Olhanense 1912, Culatrense-Lusitano VRSA e Odiáxere-Moncarapachense B.