Pedro Araújo e Tomás Luís avançaram esta quinta-feira, 6 de Março, para a segunda ronda do ITF M25 organizado pelo The Campus no Resort da Quinta do Lago. Tiago Pereira, Diogo Marques e Vicente Couto seguiram o caminho inverso.
Num dia sem chuva, o primeiro a seguir em frente foi Pedro Araújo (415.º classificado no ranking ATP). À procura de vitórias, o lisboeta de 22 anos interrompeu a série negativa no Algarve — tinha perdido os últimos três encontros, dois em Vila Real de Santo António e um em Faro — ao superar o qualifier espanhol Andres Fernandez Casanovas (1141.º) por 7-5 e 6-4.
Oitavo cabeça de série, o pupilo de Frederico Marques precisou de recuperar de 1-5 na primeira partida e no final reconheceu que essa reviravolta foi determinante para a troca de ascendente.
«Ele começou muito bem o encontro, estava a falhar pouquíssimo, mas sentiu-se mais cansado na parte final do primeiro set e eu tentei aproveitar isso. Obviamente que a 1-5 não estava a pensar em recuperar e ganhar o set, mas sim em ganhar um jogo, dois e ir passo a passo, mas acabei por ganhar jogos e jogos. Ele tornou-se mais agressivo e isso não jogou muito a favor dele, por isso acabei por aproveitar e a partir daí já me senti mais confortável», disse.
Pedro Araújo foi o primeiro vencedor luso do dia e marcou encontro com espanhol, Mario Gonzalez Fernandez (579.º), que já tinha avançado na quarta-feira.
Igualmente em frente seguiu Tomás Luís (1344.º). Em bom plano na última semana, que assinalou a primeira vez na carreira em que chegou aos quartos de final de um ITF M25, o jovem de Tavira voltou a superar um jogador mais cotado, desta vez ao dar a volta ao norte-americano Toby Kodat (361.º) para vencer o quarto pré-designado pelos parciais de 4-6, 6-3 e 7-5.
«Depois da semana passada, que foi a melhor da minha vida desde que comecei a jogar profissionalmente, o maior desafio começou antes do jogo: era mentalizar-me de que aquela semana acabou e de que nesta começa uma nova e de que se quero chegar a um patamar superior tenho de deixar para trás e ir jogo a jogo», explicou, sorridente, depois de rubricar uma das melhores vitórias da carreira sob o olhar atento do treinador, Pedro Pereira, e da mãe.
«Não tive muito tempo para treinar aqui e adaptar-me aos campos, mas fui encontrando as minhas sensações com o decorrer do encontro e a minha direita melhorou muito. Senti-me muito bem e estou muito feliz», acrescentou Luís, que tal como em Faro voltou a falar da mentalidade que tem tentado entrosar: «quando voltei dos Estados Unidos da América senti que o meu jogo estava lá, mas andava meio perdido no campo. Então decidi que se era para me ganharem, tinha de ser depois de darem a vida para o conseguirem».
Para igualar a campanha da semana passada, Tomás Luís terá de vingar a derrota do compatriota Vicente Couto. Depois de ultrapassar o qualifying para chegar pela primeira vez a um quadro principal, o filho de Emanuel Couto começou bem na quarta-feira (2-0), mas não regressou bem no dia seguinte e perdeu os 12 jogos realizados nesta quinta-feira, que resultaram numa derrota por 6-2 e 6-0 frente ao também qualifier Alejandro Lopez Escribano, de Espanha.
Um pouco antes, Diogo Marques (853.º) perdeu com o britânico Finn Bass (953.º) por 6-3 e 6-2 num embate que tinha ficado interrompido a 6-3 e 4-1 na véspera.
A jornada também não sorriu a Tiago Pereira. Quatro dias depois de jogar pela primeira vez a final de um ITF M25 (terminou o Faro Open como vice-campeão na sequência de uma jornada dupla), o melhor tenista algarvio da atualidade (505.º) esteve longe do nível apresentado na campanha anterior e cedeu por 7-6(2) e 6-4 para o canadiano Justin Boulais (945.º).
Se as condições meteorológicas o permitirem, esta sexta-feira será sinónima de jornada dupla para os primeiros vencedores, pois estão agendados os oito encontros da segunda ronda (todos para a parte da manhã, a partir das 10 horas) e os quatro quartos de final (já da parte da tarde, em horário a definir).
Além de Araújo e Luís, que irão a jogo logo no arranque da jornada, também Gastão Elias voltará à ação. O jogador de 34 anos venceu ainda na terça-feira, após uma maratona de 3h26, e procura a sétima vitória consecutiva no Algarve, onde há semana e meia regressou aos títulos quase três anos depois ao triunfar em Vila Real de Santo António. O adversário será o britânico George Loffhagen.