Rita Soares, no empreendedorismo, Filipa Tintim, no desporto, Maria Graça Martins, nas artes, Mónica Barreto, na hotelaria, Sónia Cordeiro, na restauração, Sónia Demétrio, no associativismo, Stefanie Palma, no jornalismo, e Vanessa Parreira, na joalharia: o Município de Albufeira homenageou oito mulheres com percursos profissionais e pessoais considerados relevantes para o concelho.
A sétima edição da distinção “Albufeira Mulher” coincidiu este ano com a celebração dos 50 anos do Dia Internacional da Mulher, e, por isso, assumiu um formato diferente.
«Este ano decidimos fazê-lo sob a forma de almoço-convívio, para o qual convidámos todas as homenageadas desde a primeira edição. Das 61 mulheres distinguidas pelo Município desde 2019, em 32 áreas distintas, provenientes das 4 freguesias do concelho, contámos com a presença de 30 senhoras que vieram assistir e aplaudir as albufeirenses homenageadas em 2025», sublinhou José Carlos Rolo.
«Paralelamente, convidámos a Elizabeth Silva, atual coordenadora Executiva do Geoparque Algarvensis, como palestrante, que veio falar sobre a sua experiência profissional, com destaque para as funções no aspirante Geoparque Algarvensis, a igualdade de género e o papel das mulheres no contexto das organizações», frisou o autarca.
A palestrante é membro do Conselho Científico do Oeste Geoparque Mundial da UNESCO, foi vice-presidente da Comissão de Ciência durante a 39ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 2017, e Coordenadora do Fórum Português de Geoparques, entre 2011 e 2021.
Em 2015, recebeu um louvor pelo trabalho realizado na construção do Programa Internacional de Geociência e
Geoparques da UNESCO.

Em relação às homenageadas, Filipa Tintim participou com apenas 19 anos, pela primeira vez, no Campeonato Regional de Rallys e, desde então, tem sido presença assídua nas competições, com excelentes resultados, sendo considerada um exemplo para outras mulheres que ambicionam competir numa modalidade desportiva marcadamente masculina.
Maria da Graça Martins recebeu a distinção pelo seu percurso na pintura, enquanto artista, formadora de pintura em azulejo e coordenadora de Workshops e pelo visibilidade que dá uma das técnicas artísticas que é uma das imagens de marca de Portugal.
Rita Soares, reconhecida pela sua visão e estratégia empresarial, foi mentora da Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, e é CEO da Garrafeira Soares, atualmente com mais de 2500 referências de vinhos, 28 lojas (25 das quais no Algarve) 7 distinções como PME Líder e 3 como PME Excelência, personifica o poder feminino na indústria do vinho.
Mónica Barreto, administradora do Grupo Barata Hotéis, cuja liderança ajudou a consolidar e promover o crescimento das suas empresas, que atualmente empregam cerca de 800 funcionários.
Sónia Cordeiro, em 2017, juntamente com o irmão, assumiu a gerência do Restaurante Mato à Vista, em Paderne. Em 2023, o seu espírito empreendedor leva à criação do Sal Maris, um restaurante moderno e requintado, em Albufeira, que tem tido grande sucesso.

Sónia Demétrio é vice-presidente para as modalidades de Natação Pura, Natação Adaptada, Águas Abertas, Triatlo, Duatlo, Atletismo, Patinagem e Andebol do Futebol Clube de Ferreiras. O seu maior desafio foi conseguir trazer para Albufeira, em 2022, a prova Internacional de Natação Adaptada com o Mundial da
DSISO. Sónia foi reconhecida pela sua dedicação ao associativismo e ao desporto e pelo seu percurso enquanto dirigente do FCF.
Stefanie Palma foi reconhecida pelo seu percurso promissor na área do jornalismo, com destaque para a sua colaboração com a redação portuguesa da Rádio França Internacional e com a Euronews, uma televisão europeia com sede em Lyon. Foi correspondente da CNN Portugal, em Paris, enviada especial da CNN Portugal a Valência para fazer a cobertura das inundações e, em 2024, fez a cobertura das eleições europeias, eleições legislativas em França e os Jogos Olímpicos.
Vanessa Parreira é a primeira pessoa a ter uma oficina de Joalharia licenciada, em Albufeira, o que a tornou na primeira mulher ourives certificada no concelho. Criou uma marca de jóias – o Atelier das Jóias – onde cria com paixão jóias de autor. O sucesso do seu atelier levou-a a expandir o seu projeto de criação, que contempla uma loja física, uma loja online, um espaço para formações e Workshops e exposições regulares que apresenta em várias unidades hoteleiras.
















