A vereadora independente na Câmara de Serpa, no distrito de Beja, Ana Moisão, vai ser, nas próximas autárquicas, a candidata de PSD e CDS-PP à presidência da câmara deste município alentejano, sempre gerido por coligações lideradas pelo PCP.
Em comunicado, o PSD de Beja revelou que a candidatura de Ana Moisão foi aprovada, “por unanimidade”, em 3 de Fevereiro, em reunião da sua Comissão Política Distrital.
A candidata integra a vereação do município de Serpa desde 2021, tendo sido eleita pelo Chega, partido do qual se acabou por desvincular, continuando a exercer funções como independente.
Segundo a Distrital de Beja do PSD, Ana Moisão “tem tido um papel muito ativo na oposição ao executivo comunista, que governa o município com maioria absoluta desde as primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril”.
“Esta postura tem sido reconhecida e valorizada pela comunidade local e motivou o convite feito pela Aliança Democrática (AD), na pessoa do primeiro-ministro Luís Montenegro, do deputado da AD por Beja, Gonçalo Valente, e das respetivas distritais de Beja do PSD e do CDS, para se voltar a candidatar à presidência da Câmara Municipal de Serpa”, lê-se no comunicado.
Segundo os sociais-democratas, “Serpa tem sido sistematicamente mal governada”, o que tem resultado “num atraso significativo face a outros municípios, sobretudo no desenvolvimento do tecido empresarial”.
“A falta de oportunidades tem levado muitos dos nossos jovens a procurar futuro noutras regiões, contribuindo para o preocupante fenómeno do êxodo populacional”, continua o comunicado.
O PSD acrescentou, ainda, que “a ausência de ambição política e os bloqueios ideológicos do atual executivo têm travado o progresso do concelho e esta realidade precisa de ser urgentemente invertida”.
Ana Moisão, de 40 anos, é natural e residente em Pias, no concelho de Serpa, sendo licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa.
A candidatura de PSD e CDS-PP à Câmara de Serpa é a terceira a ser oficializada a este município, depois de a CDU ter anunciado o antigo deputado João Dias como cabeça de lista e do Chega ter confirmado que o seu candidato será o atual presidente da Distrital de Beja do partido, o militar na reserva Mário Cavaco.
O executivo da Câmara de Serpa, atualmente liderado pelo comunista João Efigénio Palma, que apesar de cumprir o seu primeiro mandato não se recandidata ao cargo, é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um independente, depois de se ter desvinculado do Chega.
Serpa é o único município do distrito de Beja que teve sempre maiorias de coligações lideradas pelo PCP desde as primeiras eleições autárquicas, em 1976.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre Setembro e Outubro deste ano.