O Sul Informação, jornal única e assumidamente online, foi lançado em 26 de Setembro de 2011 por um grupo de três jornalistas: o Hugo Rodrigues, o Nuno Costa e a Elisabete Rodrigues.
Com idades e graus diferentes de experiência, tínhamos em comum o facto de termos trabalhado juntos num outro jornal regional, impresso, do qual nos tínhamos despedido em Agosto desse mesmo ano, por uma razão que agora, infelizmente, volta a estar na moda: porque tínhamos meses de salários e subsídios em atraso.
Decidimos lançar o Sul Informação, que é desde então e até hoje propriedade dos seus trabalhadores (jornalistas e do setor administrativo e comercial), bem como de alguns amigos do jornal, através de uma associação cultural criada para o efeito, a Página em Branco. Todos somos donos do jornal!
O Sul Informação surgiu num contexto de crise no Algarve e no país (a famosa crise da Troika). Na nossa região, por esses anos e desde então, fecharam vários semanários, quinzenários ou mensários (o Algarve nunca teve um jornal diário), enquanto as rádios locais ficaram reduzidas a meia dúzia, se tanto.
Não era, por isso, uma boa maré para lançarmos um jornal, mas era isso que sabíamos e gostávamos de fazer, por isso arriscámos. Era nossa intuição que o online seria o futuro e que era possível fazer muito mais e melhor do que se fazia até então.
Investimos no jornal o nosso trabalho e tempo. O site do jornal foi feito, com base num template WordPress, por um dos elementos da equipa fundadora, o Nuno Costa. E começámos sem um cêntimo de publicidade ou de apoio, fosse de que entidade fosse. Apenas, citando a frase tão batida, mas aqui tão apropriada, com o nosso «sangue, suor e lágrimas».
No início, diziam-nos que éramos doidos ao lançar um jornal só online e até nos perguntavam frequentemente quando é que lançávamos «um jornal a sério», ou seja, impresso. Ainda hoje nos perguntam isso, imagine-se! Mas só pode ser gente muito desatenta, porque, nestes quase 14 anos que o Sul Informação já leva de vida, impusemo-nos como o jornal de referência no Algarve e até expandimos a nossa área de influência para o Baixo Alentejo tendo mesmo criado um segundo título, o Alentejo.Sul Informação, devidamente registado na ERC.
Algo que ajuda a explicar o nosso sucesso é o facto de estar no ADN da nossa equipa fazermos trabalho jornalístico próprio, indo aos locais falar com as pessoas e conhecer as realidades, ainda que isso tenha mais custos e demore mais tempo. Tanto fazemos reportagem em Faro e Portimão, como em Monchique e Alcoutim ou Odemira e Mértola. Se há matéria noticiosa, vamos lá!
Para assinalar a nossa primeira década de vida, pensámos num projeto completamente diferente. E, em 2022 (em rigor, no nosso 11º aniversário, por causa da pandemia), lançámos a Revista DOIS, uma revista impressa, anual, com grande qualidade gráfica e com conteúdos intemporais, incluindo grande entrevista, grandes reportagens, crónicas de personalidades conhecidas, fotografia de alta qualidade, sugestões de lifestyle, etc.
Ou seja, a mesma equipa que faz o jornal online Sul Informação, todos os dias e a todas as horas, resolveu comemorar uma data marcante lançando um projeto completamente diferente e, de certo modo, contra corrente: uma revista impressa. Foi um sucesso! A revista teve uma primeira edição de 5000 exemplares, foi distribuída em todo o país, e vendeu, em banca e por encomenda direta, perto de 1500 exemplares. O design deste primeiro número da nossa revista DOIS recebeu um Prémio Lusófono de Criatividade.
Em Junho de 2023, repetimos a dose, com o nº2 da DOIS, e o sucesso manteve-se, muito idêntico. No início de Julho de 2024, lançámos o nº3 e já estamos a preparar o nº 4 da DOIS, a editar no início de Julho próximo.
No dia 12 de Fevereiro de 2025, mantendo a aposta na inovação, e depois de três grandes renovações do site original ao longo dos anos (ver aqui e aqui), o Sul Informação lançou um novo website, que representa um “virar de página” na história do jornal e na sua relação com os leitores.
Mais do que uma simples atualização do layout, desta vez, tratou-se da construção de um site inteiramente novo, de raiz, que tem de facto um layout novo, mas que também tem funcionalidades novas, sendo mais versátil e facilitando a vida tanto aos nossos leitores, como aos próprios jornalistas.
Em 2021, ainda nessa senda da inovação que nos caracteriza, lançámos a nossa aplicação, a primeira app multifunções de um jornal algarvio. A aplicação do Sul Informação permitia uma melhor experiência de navegação e um acesso simplificado aos conteúdos, nomeadamente às últimas notícias, às mais populares e aos destaques. Neste momento, devido à atualização recente do site, estamos também a atualizar a app, cuja nova versão será apresentada em breve,
O Sul Informação tem atualmente uma média diária de 40 mil leitores, distribuídos pelo Algarve (concelhos de Faro, Portimão e Loulé à frente), Grande Lisboa, Grande Porto, e estrangeiro (Reino Unido, França e Brasil são os principais países)
Também lançámos, há cerca de dois anos, a primeira newsletter diária com curadoria, ou seja, uma newsletter que todos os dias é assinada por um dos nossos jornalistas, que faz o enquadramento das principais notícias do dia, mas também comenta esses e outros aspetos, até da atualidade nacional e internacional.
Atualmente, já temos perto de 7500 pessoas inscritas nessa newsletter com curadoria, número que continua a aumentar, traduzindo um crescente engagement (interação) com os nossos leitores.
Além dessa, temos ainda duas newsletters temáticas semanais, uma dedicada às Escolas (com perto de 1500 leitores inscritos), outra sobre Vida Boa (lifestyle). Quem se quiser inscrever para receber qualquer uma destas newsletters, clique aqui.
Tendo em conta que a inovação está no nosso ADN, em Fevereiro de 2024 lançámos uma nova ferramenta alojada no site (e ainda ativa, com bastante sucesso) chamada “Tem uma Notícia para Nós?”. O desenvolvimento desta nova funcionalidade teve o apoio financeiro do programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe.
“Tem uma Notícia para Nós?” tem como objetivo criar um canal de comunicação direto entre o público e a nossa redação. Através dessa ferramenta, os leitores enviam informações que serão verificadas e, eventualmente, transformadas em notícias pelos nossos jornalistas.
A ferramenta pretende também combater os desertos noticiosos, uma vez que irá permitir ao nosso jornal ganhar uma nova forma de obter informações sobre o que acontece em todos os concelhos e freguesias do Algarve e Baixo Alentejo, mesmo as mais distantes e isoladas, produzindo um maior volume de informação relevante para os leitores.
Pelo seu carácter profundamente inovador, o Sul Informação foi convidado para apresentar a ferramenta “Tem uma Notícia para Nós?”, em Junho do ano passado, em Brno, na Chéquia, no Local Journalism Festival.
O jornal Sul Informação e os seus jornalistas têm recebido, ao longo dos anos, inúmeros prémios de jornalismo, a nível nacional, como se pode ler em detalhe aqui.
E quanto à nossa sobrevivência financeira?
De início, quando o jornal foi lançado, vivíamos dos nossos subsídios de desemprego, escassos. Depois, a pouco e pouco, foi surgindo alguma publicidade. Não tínhamos redação fixa, trabalhávamos em casa.
Mais tarde, e graças a uma parceria que estabelecemos com a Rádio Universitária do Algarve, conseguimos um cantinho na RUA FM para trabalhar.
Porque somos considerados uma start-up inovadora, fomos depois para o ninho de empresas da Universidade do Algarve, onde ainda funciona a nossa redação, em instalações hoje bem maiores e dignas.
As nossas receitas provêm da publicidade – de empresas regionais e nacionais, Câmaras Municipais, outras entidades públicas. Só por uma vez recebemos publicidade institucional do Estado e foi no âmbito do apoio durante a pandemia.
As nossas receitas provêm ainda dos donativos dos leitores (que durante a pandemia foram fundamentais) e, cada vez mais, de projetos e candidaturas que apresentamos, a entidades nacionais (Incentivos à Imprensa Regional), mas agora sobretudo a entidades internacionais (European Journalism Center, Google, Journalismfund Europe, etc), para financiar projetos de inovação, trabalho de reportagem, etc.
Para garantir a nossa independência, a aposta é cada vez mais nessas candidaturas e projetos.
Mas obviamente que não rejeitamos a publicidade, tanto no Sul Informação, como na revista DOIS.
E incentivamos os nossos leitores a apoiar-nos diretamente, uma vez que todos os conteúdos do jornal online são gratuitos.
Curiosamente, temos muitos leitores estrangeiros, grande parte dos quais residentes no Algarve, a apoiar-nos a esse nível.