Marques Mendes e Gouveia e Melo na luta por Belém, Pedro Nuno Santos de canoa na Ribeira do Cadoiço, uma geringonça da água – que é como quis diz uma dessalinizadora -, e um Cristiano Ronaldo estrela do… Al-Nassr-Campinense. O Carnaval de Loulé regressa a 2, 3 e 4 de Março à Avenida José da Costa Mealha, para brincar com coisas sérias: como a seca.
A popular festa louletana foi apresentada esta quarta-feira, 26 de Fevereiro, numa conferência de imprensa na oficina onde se está a preparar o Carnaval, na Zona Industrial de Loulé.
Pela Avenida José da Costa Mealha, vão desfilar 15 carros alegóricos e 600 figurantes, entre escolas de samba, grupos de animação, cabeçudos, gigantones e muita sátira política e social.
Em declarações aos jornalistas, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, explicou que o Carnaval abordará «temáticas ambientais» e mantém a mesma particularidade: tornar «assuntos sérios objetos de brincadeira».
O tema “seca”, que nos últimos anos tem afetado o Algarve, estará presente em vários carros que recriam matérias como a tão aguardada dessalinizadora.
Por outro lado, o ministro da Agricultura e Pescas e o Zé Povinho são os protagonistas de um outro carro alegórico que tem como cenário o mundo rural algarvio. A defesa do pomar de sequeiro é feita por muitos, e em Loulé terá como porta-voz o Zé Povinho que continua a dedicar-se às suas alfarrobeiras e amendoeiras.
No carro de Trump, não são só os imigrantes mexicanos e de outros países que são expulsos. Kamala Harris, a mulher que lhe fez frente na corrida à Casa Branca, é também enviada para o árido deserto do México.
Em 2025, Cristiano Ronaldo também “volta” à Avenida José da Costa Mealha, num carro que retrata a sua vida de luxo na Arábia Saudita e a renovação milionária do seu contrato… e no qual será jogador de um novo clube: o Al-Nassr-Campinense.
No recinto, serão, como tem sido hábito, usados copos reutilizáveis. No final de cada corso, a Avenida será lavada com «água que não é da rede, mas, sim, captada por afluentes naturais», segundo o presidente da Câmara.
Questionado sobre a expetativa de público, Vítor Aleixo disse que, se o tempo ajudar, a ideia é receber «30 mil pessoas em cada dia».
«Vamos ver… esperamos uma afluência máxima. Temos a esperança de que a chuva se oriente para outras latitudes».
Em relação ao estacionamento, haverá nove parques, à volta da cidade, para permitir «todas as comodidades».
O desfile acontece, nos três dias, entre as 15h00 e as 18h00.
Os bilhetes custam 2 euros e todas as receitas arrecadadas serão distribuídas a causas sociais e também aos grupos participantes que representam coletividades locais.
Além do desfile, a organização do Carnaval de Loulé propõe um conjunto de atividades desportivas e o tradicional Baile de Gala, na noite de segunda-feira, 3 de Março, no Salão de Festas de Loulé.









Obrigado por fazer parte desta missão!