O Gil Eanes, já com apuramento selado para o Grupo B que vai lutar pela manutenção, fechou este sábado a fase regular da I Divisão feminina de andebol com uma derrota caseira, frente ao líder Benfica, por 14-28, na 18ª jornada da prova.
Em Lagos, no regresso da internacional portuguesa Matilde Rosa – guarda-redes titular nas “encarnadas” – à sua terra natal, desta vez como adversária do clube onde se formou, as anfitriãs não tiveram resposta à altura do maior poderio do adversário.
O Benfica, com um registo de 17 vitórias e um empate em 18 jogos, confirmou o seu favoritismo e, ao intervalo, já vencia por 15-7, mantendo o ascendente claro no segundo tempo (13-7).
Filipa Manuel (cinco golos), Constantina Domingos (três), Nathalia Baliana (dois), Miriam Martins (dois), Esmeralda Miguel (um) e Jorgeana Carvalho (um) foram as marcadoras das algarvias.
Contabilizando sete vitórias e 11 derrotas, a formação orientada por Sofia Osório terminou a fase regular no 6º lugar, com 32 pontos, e vai agora lutar pela manutenção, num grupo com seis equipas.