Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Frederico Silva e Daniel Batista vão reeditar a final do último Campeonato Nacional Absoluto, na primeira ronda do quadro principal do 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, organizado pelo clube de ténis local (CTVRSA), com o apoio da Câmara Municipal (CMVRSA) e da Federação Portuguesa de Ténis (FPT).

O sorteio feito ontem pelo supervisor da Federação Internacional de Ténis (ITF), Marco Romão, e pelo próprio Daniel Batista, em representação dos jogadores, ditou um novo confronto entre ambos, depois de ‘Kiko’ Silva se ter sagrado campeão nacional de 2024 com um triunfo por 6-1 e 6-2.

Esse duelo entre Silva, o 2.º cabeça de série, e Batista, um ‘wild card’, só terá lugar na quarta-feira.

Banner lateral albufeira

A primeira ronda será distribuída por dois dias, com início esta terça-feira (se o tempo ajudar). A primeira jornada do quadro principal terá apenas três dos 11 portugueses com lugar assegurado.

 

Sul Informação
Gastão Elias e Frederico Silva jogaram com os alunos do clube

 

Acabaram por ser 11 portugueses, um número bem elevado entre os 32 participantes deste torneio de categoria M25, com 30 mil dólares em prémios monetários, devido às boas prestações de Guilherme Valdoleiros e de José Rodrigues, que hoje (segunda-feira) conseguiram ultrapassar a fase de qualificação.

Para Guilherme Valdoleiros, de 25 anos, o 7.º cabeça de série do ‘qualifying’, foi a terceira vez que passou a fase de qualificação de um torneio do ITF World Tennis Tour, o circuito profissional da ITF, graças a um triunfo sobre o 16.º cabeça de série, o venezuelano Angel Hernandez, por 4-6, 6-2 e 10/4.

«Foi bem duro, estava à espera que fosse competitivo, porque tinha visto um bocadinho do jogo dele de ontem. Tive de ir atrás do resultado, porque entrei mal no primeiro set, tive de procurar o meu nível de jogo e, devagarinho, fui estando por cima. Uma coisa importante é aprender a lutar nos dias maus e hoje não estava a ter boas sensações, mas uma das coisas que tento é nunca desistir», disse o jogador da Maia, que teve, na bancada, o importante apoio do seu colega de clube, Francisco Rocha.

No caso de José Rodrigues, de apenas 17 anos, fez-se história, ao tornar-se no primeiro jogador de Almeirim a passar um ‘qualifying’ num torneio a contar para o ranking mundial do ATP Tour. O site da Associação 20kms Almeirim chama até a atenção para o facto de ter sido a primeira vez que o seu atleta participou numa prova deste nível. Uma estreia de sucesso. Hoje, o seu apuramento para o quadro principal veio na sequência da vitória sobre outro português, José Freitas, por 1-6, 6-4 e 10/8. Também ele veio de set abaixo e ganhou no ‘match tie-break’.

 

Sul Informação
Guilherme Valdoleiros

 

Na primeira ronda, Guilherme Valdoleiros – que leva uma série de seis encontros consecutivos invictos, pois vem de conquistar o Masters da FPT – vai defrontar outro português, João Graça (de Faro), que recebeu um ‘wild card’ da FPT.

José Rodrigues – que também vem de uma boa prestação no Masters da FPT, mas em sub-18, onde foi finalista – tem uma tarefa muito complicada pela frente, pois calhou-lhe no sorteio o 1.º cabeça de série, o francês Robin Bertrand, que no ano passado até já ganhou um Challenger 50.

Hoje, Francisco Rocha, de 25 anos, campeão nacional de clubes pela Maia, deverá defrontar o espanhol Sergio Callejón, de 20 anos, logo no primeiro encontro do court central do Complexo de Ténis de VRSA.

Nesse mesmo campo, no terceiro duelo do dia, Diogo Marques, de 25 anos, mede forças com o neerlandês de 18 anos, Rein Koenders.

O terceiro português a jogar amanhã será Tomás Luís, de 22 anos, ‘wild card’ de Tavira, frente ao ‘qualifyer’ britânico Joe Leather, de 23 anos, no segundo encontro do court n.º2.

Dos encontros sem portugueses, atenção para a estreia do eslovaco Martin Klizan, ex-24.º ATP, diante do espetacular búlgaro Anthony Genov, que brilhou na fase de qualificação.

Para amanhã, quarta-feira, estão marcadas as estreias de Gastão Elias, Frederico Silva, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Daniel Batista e João Graça. Será também nessa altura que voltarão a jogar José Rodrigues e Guilherme Valdoleiros.

 

Sul Informação
José Rodrigues

 



jf-quarteira
emarp

Também poderá gostar

Padel

Favoritos confirmam estatuto no arranque do quadro principal do FIP Silver VRSA

Bruno Pedrosa

Três portugueses seguem em frente na qualificação do FIP Silver VRSA em padel

Miguel e Nuno Deus (1)

Torneio FIP Silver leva elite mundial do padel a Vila Real de Santo António