Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os problemas da falta de água na região algarvia inspiraram o tema do desfile deste ano do Carnaval de Loulé que regressa à Avenida José da Costa Mealha nos dias 2, 3 e 4 de Março. 

“O Carnaval não é uma seca…” é o mote de mais uma edição daquele que se intitula como o mais antigo Carnaval o país, que traz para a rua 15 carros alegóricos, cerca de 600 animadores, escolas de samba, grupos de animação, cabeçudos, gigantones, sátira política e social.

Este ano, a autarquia voltou a apostar na projeção do Carnaval como ferramenta para trazer à sensibilização pública um tema de interesse, alertando e promovendo comportamentos responsáveis e conscientes.

vamos à vila 2025

Temas da atualidade como as próximas eleições presidenciais, as medidas anti-imigração de Donald Trump, a presença de António Costa como homem forte do Conselho Europeu ou o contrato multimilionário de Cristiano Ronaldo vão dar vida ao desfile.

A tema “seca” que nos últimos anos tem afetado o Algarve estará presente em vários carros que recriam matérias como a tão aguardada dessalinizadora, que vai ser dada a conhecer, em primeira mão, neste desfile.

Por outro lado, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o Zé Povinho, são os protagonistas de um outro carro alegórico que tem como cenário o mundo rural algarvio. A defesa do pomar de sequeiro é feita por muitos, e em Loulé terá como porta-voz o Zé Povinho que continua a dedicar-se às suas alfarrobeiras e amendoeiras.

No carro de Trump, não são só os imigrantes mexicanos e de outros países que são expulsos. Kamala Harris, a mulher que lhe fez frente na corrida à Casa Branca, é também enviada para o árido deserto do México, “Kamala na mão”.

Em 2025, Cristiano Ronaldo também “volta” à Avenida José da Costa Mealha, num carro que retrata a sua vida de luxo na Arábia Saudita e a renovação milionária do seu contrato.

O desfile acontece, nos três dias, entre as 15h00 e as 18h00.

Os bilhetes custam 2 euros e todas as receitas arrecadadas serão distribuídas a causas sociais e também aos grupos participantes que representam coletividades locais.

Além dos desfile, a organização do Carnaval de Loulé propõe um conjunto de atividades desportivas e o tradicional Baile de Gala, na noite de segunda-feira, 3 de Março, no Salão de Festas de Loulé.

 

Sul Informação

 

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

DiaCidade24_Dia3HD

Quarteira celebra 26 anos de cidade