O atleta algarvio Isaac Nader bateu esta quinta-feira o recorde nacional dos 1.500 metros em pista curta, que já lhe pertencia, no Meeting Hauts-de-France Pas-de-Calais, disputado em Liévin, França.
Numa prova do nível ouro do circuito World Indoor Tour, o corredor farense foi 2º classificado e completou a distância em 3m32,59s, a apenas 30 centésimos do vencedor, o francês Azeddine Habz
Com aquele registo, Isaac Nader, de 25 anos, retirou mais de 1s ao anterior máximo, os 3m34,23s que tinha fixado há um ano, em Janeiro de 2024, em Ostrava, na República Checa.
O atleta do Benfica passa também a ser o quarto melhor europeu de sempre (e 12º a nível mundial), reafirmando o seu bom momento de forma a menos de um mês de distância dos Europeus de pista curta, em Apeldoorn, Países Baixos.
Isaac Nader também garantiu qualificação direta para os Mundiais de pista coberta de Nanjing (China), que se realizarão no final de março.
«Estou muito feliz. Vim com o objetivo de bater o recorde de Portugal e correr em 3m32s, 3m31s, ou algo do género. Consegui fazer 3m32s. Estou satisfeito com isso. Hoje, o meu objetivo era atingir a melhor classificação possível, e depois há também o Campeonato do Mundo de pista coberta, onde estou procurando alcançar uma boa posição. No ano passado, terminei em 4º lugar no Mundial e estou determinado em tentar melhorar essa classificação», afirmou o atleta de Faro, citado pela Federação Portuguesa de Atletismo.
No salto em comprimento do meeting francês, o algarvio Gerson Baldé foi 5º classificado, com 7,86m, num concurso ganho pelo chinês Mingkun Zhang, com 8,04m.