Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O atleta algarvio Isaac Nader bateu este domingo o recorde nacional dos 800 metros em pista coberta, superando uma marca de 1999, no ponto mais alto da 39ª edição dos Campeonatos de Portugal, disputada no Expocentro de Pombal, no distrito de Leiria.

O fundista que representa o Benfica aproveitou muito bem um andamento mais rápido para ficar isolado nas voltas finais, cortando a meta em 1m46,18s, um novo recorde de Portugal, superando o anterior máximo (1m46,40s), que pertencia a Rui Silva desde 1999.

Este registo dita qualificação direta para os Europeus de pista coberta, que se disputam em Apeldoorn, nos Países Baixos, entre 6 e 9 de Março, mas o corredor, natural de Faro, apenas competirá nos 1500 metros.

festival do marisco de olhao

«Sabia que o título de campeão de Portugal era possível, embora eu não seja imbatível, e sabia que o recorde era possível, embora difícil de prever. Com a ajuda da marcação de ritmo, sabia que podia correr na casa do 1m45s, fiquei perto disso», disse o campeão e recordista nacional, citado pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Os objetivos de Isaac Nader são bem claros: «Bater todos os recordes nacionais do Rui Silva. Eu sei que tenho essa qualidade, o próprio Rui Silva o dizia quando me treinava, e assim continuarei a trabalhar para o conseguir», afirmou o atleta natural de Faro.

O atleta algarvio afirmou-se determinado em lutar por uma medalha nos Europeus. «Sinto que estou cada vez mais perto. Nos dias que ainda faltam, daqui a pouco mais de uma semana, não vou correr mais. Vamos só afinar o que há para afinar», concluiu.

No sábado, já tinham somado triunfos nestes Campeonatos de Portugal os atletas algarvios João Vieira (Sporting) e Gerson Baldé (Benfica), nos 5.000m marcha e no salto em comprimento, respetivamente.

Nos 5.000m marcha, o veterano João Vieira, natural de Portimão, assegurou o seu 23.º título aos 49 anos, em 19m35,18s.

«Não é fácil vencer, cada vez é mais difícil, mas acordo todos os dias com vontade de mostrar aos meus fãs que ainda consigo fazer marcha. Ainda hoje a minha filha me perguntou se ia competir com 49 anos e eu disse que sim, e que ia tentar ganhar, ser campeão nacional. Porque é essa a minha missão, porque tenho todo o prazer em competir nestas provas», frisou o atleta do Sporting.

O objetivo do veterano marchador em 2025 é participar nos Mundiais de atletismo, passando a ser, com a previsível 14ª presença, o atleta com maior número de participações na competição – a primeira foi em 1999 –, e continuando assim a «fazer história», sublinhou.

No salto em comprimento, o benfiquista Gerson Baldé, natural de Albufeira, venceu, com uma marca de 7,77m.

Filipe Barreto Silva (Clube Oriental de Pechão) também terminou no pódio, no triplo salto, alcançando a medalha de prata, com 15,59m, apenas atrás de Tiago Luís Pereira (Sporting), já qualificado para os Europeus, que venceu com a marca de 15,82m.

O atleta algarvio Ussumani Djumo, que atualmente representa o Clube de Atletismo Olímpico Vianense, conquistou a medalha de bronze nos 60 metros barreiras, atrás de Abdel Larrinaga e Edson Gomes, ambos do Sporting.

O barreirista de Armação de Pêra correu a distância em 8,10s, melhorando o seu recorde pessoal e estabelecendo novo recorde regional de Viana do Castelo, que bateu pela segunda vez esta época, depois de 23 anos inalterado.

jf-quarteira
emarp

Também poderá gostar

Atletismo

XVI Meeting Vitor Tavares traz atletas internacionais a Faro

CMO_1361

Brisas do Atlântico juntam mais de mil participantes na Zambujeira do Mar

Atletismo

Algarvios Gerson Baldé e Ussumani Djumo partilham pódio no Meeting de Albufeira