Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Albufeira distingue oito mulheres pelos seus percursos profissionais e contributos pessoais

O Município de Albufeira vai distinguir, no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, oito mulheres cujos percursos profissionais e contributos pessoais são considerados relevantes para o concelho nas áreas da Hotelaria, Desporto, Empreendedorismo, Joalharia, Artes, Associativismo, Restauração e Jornalismo.

O evento integra duas palestras a cargo de Elisabeth Silva, coordenadora executiva da Associação Geoparque Algarvensis e da psicóloga Vânia Beliz.

A Distinção “Albufeira Mulher 2025” realiza-se na Quinta do Canhoto e inclui um almoço convívio, com início marcado para as 12h30, mediante reserva até às 18h00 da próxima segunda-feira, dia 3 de março, através dos seguintes contactos: [email protected] ou 911 134 082 / 935 300 447.

lagos eventos

A Distinção “Albufeira Mulher”, que se realiza desde 2019, já distinguiu 53 mulheres de Albufeira entre os 18 e os 92 anos de idade.

No final daquela que é a sétima edição do evento, o Município de Albufeira terá homenageado um total de 61 mulheres com percursos relevantes para o concelho, salienta a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha a importância da data, com vista a chamar a atenção de todas as pessoas para os direitos que as mulheres conquistaram até aos dias de hoje, mas recorda que “ainda há um caminho a percorrer no que respeita à igualdade salarial, ocupação de cargos de liderança, proteção contra a violência doméstica, entre outras áreas”.

As celebrações, carregadas de simbolismo, pretendem, ao mesmo tempo, promover a reflexão sobre o tema, a alteração de mentalidades e de comportamentos para que nas futuras gerações haja igualdade de direitos e de oportunidades para todos, reforçou.

José Carlos Rolo recorda que “em muitos países do mundo o acesso à educação e a utilização de práticas ancestrais como a mutilação genital feminina, continua a ser um problema que afeta milhões de meninas e mulheres”, daí a importância destas celebrações a nível internacional, nacional e local, tendo em consideração a insegurança crescente e o aumento da imigração, consequência de cenários de guerra, fome e instabilidade política, concluiu.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, a 8 de março desde 1975, sob a égide da ONU, mas só a 16 de dezembro de 1977, a efeméride viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em 2025, as celebrações do Dia Internacional da Mulher estão subordinadas ao tema “Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, poder”.

A campanha global das Nações Unidas tem por objetivo promover ações que visam fomentar a salvaguarda dos direitos humanos das mulheres e jovens, combatendo as diversas formas de violência, discriminação e exploração; promover a igualdade de oportunidades, observando a inclusão e o respeito e garantir um acesso inclusivo e global à educação, emprego, liderança e espaços de decisão.

Sul Informação

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

bombeiros_er_04

Incêndio em depósito de detritos nos Salgados está «quase extinto»  

Incêndio Salgados Maio 2025

39 bombeiros combatem incêndio de «grandes dimensões» na zona dos Salgados

Paderne

Águas do Algarve lança concurso público para remodelação da ETAR de Paderne