Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Duas novas peças próprias, mais teatro, música, dança, humor e, pela primeira vez, circo: a programação do Teatro Lethes, em Faro, para 2025, está fechada e o grande foco continua a ser a «qualidade». 

«O nosso foco é sempre a qualidade, tanto dos espetáculos, como dos artistas que convidamos para se virem apresentar no Teatro Lethes», revelou Tânia Silva, membro da direção da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, responsável pela programação.

O pontapé de saída foi dado ontem, 24 de Janeiro, com um espetáculo de stand-up comedy de Francisco Menezes – uma aposta que, de acordo com Tânia Silva, «tem sempre muita adesão».

lagos eventos

O espetáculo, que também estará em exibição este sábado, dia 25, tem a duração de 70 minutos e os bilhetes custam entre 12,5 e 15 euros.

Já no dia 30 de Janeiro, são os Nebuchadnezzar Group a dar música ao Lethes.

Novidade será também, a 5 de Fevereiro, o espetáculo “O Contador da História”, da companhia Comuna. A peça conta a história de todos os momentos mais relevantes de Portugal até ao 25 Abril de 74 e inclui citações e trechos intercalados das obras de autores como Fernando Pessoa, Gonçalo Anes Bandarra, Gil Vicente, Alfredo Pimenta, Suzanne Chantal, José Augusto França, João Duarte Fonseca, Luis de Camões, António Ferreira, Fernão Lopes, Zeca Afonso e Sophia de Mello Breyner Andresen.

É também no mês de Fevereiro que a ACTA começa a ir às escolas, para «fazer ações de mediação de leitura encenada de texto e conversa sobre o texto» que estará na base de um novo espetáculo, a estrear a 24 de Maio, com foco no Sermão de Santo António aos Peixes.

«O texto que vamos levar à cena tem excertos do original e o resto do texto é escrito pelo Alexandre Honrado, mas terá o contributo destas sessões nas escolas na sua criação dramatúrgica», explica Tânia Silva ao Sul Informação. 

 

Sul Informação
Tânia Silva e Luís Vicente – Foto: Ana Brandão

 

Ao nosso jornal, a atriz salienta que este contacto com as escolas continua a ser também um dos grandes focos do trabalho da ACTA.

«Os mais jovens estão sempre despertos para a cultura. Nós, com o nosso serviço educativo autocarro “VATe”, que  levamos a todas as escolas dos 16 concelhos do Algarve, constatamos que não há nenhuma criança que não fique encantada de ver um espetáculo ou até de participar nele. O que falta depois são os hábitos – e isso também depende dos adultos», desabafa Tânia.

Além deste espetáculo, a ACTA apresentará ainda, em Outubro, a peça “A Festa”, que estará em exibição entre os dias 24 e 31.

Em Abril, mais concretamente no dia 4, serão assinalados os 180 anos do Teatro Lethes, com um concerto do pianista Raúl da Costa.

Como é habitual, entre Maio e Dezembro, o Lethes será palco de espetáculos integrados em festivais como o Mochila, MOMI, ou Dias de Jazz.

Tânia Silva destaca ainda o espetáculo da banda algarvia Manga Limão, em Junho.

«Este é também um dos focos da programação, dar palco e reconhecimento aos nossos artistas. Nesse âmbito, teremos também uma residência artística, cujo resultado será apresentado em Novembro», remata Tânia.

O ano terminará com o espetáculo de circo “Pandora”, no dia 14 de Dezembro.

Mais informações podem ser consultadas no site da ACTA.

 

Fotos: Ana Brandão

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



sessões de cinema de inverno
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro

unnamed

Björn Heyn mostra como “Gelado é Melhor que Matemática!” na galeria Gama Rama