Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

O primeiro-ministro Luís Montenegro admitiu hoje uma «situação grave» no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de necessidade do reforço da resposta, afirmando esperar que a greve seja desmobilizada e que o atendimento seja regularizado.

«Em primeiro lugar, deixe-me dizer-lhe que nós não temos a certeza que os óbitos ocorreram em função da falta de capacidade de resposta do INEM ou do atraso no atendimento de chamadas, [mas] a verdade é que, neste momento, há uma situação que é uma situação grave de necessidade de reforço da capacidade de resposta do INEM», declarou Luís Montenegro.

Em declarações aos jornalistas portugueses em Budapeste, onde decorre uma cimeira da Comunidade Política Europeia e, à noite, um jantar do Conselho Europeu informal, o primeiro-ministro garantiu que o seu Executivo está «empenhado em poder, muito rapidamente, evitar com os técnicos de emergência pré-hospitalar a greve que está em curso».

festas da cidade de olhao

«Há mesmo uma reunião agendada para daqui a algumas horas entre a senhora ministra da Saúde [Ana Paula Martins] e o sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar e o meu desejo é que, desse ponto de vista, a situação possa ser estabilizada», salientou.

«Mas sabemos que não chega porque, quando iniciámos funções há sete meses, o INEM estava desprovido do dos meios humanos que são necessários para garantir a regularidade da sua operação», adiantou Luís Montenegro.

O INEM anunciou quarta-feira medidas de contingência para otimizar o funcionamento dos centros de orientação de doentes urgentes (CODU), como a criação de uma triagem de emergência para chamadas com espera de três ou mais minutos.

As medidas do INEM enquadram-se numa estratégia para melhorar a resposta, na sequência dos atrasos de atendimento das chamadas no CODU que, alegadamente, causaram a morte de sete pessoas.

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

Sul Informação - Eurocidade do Guadiana apresenta Plano Estratégico de Turismo em Madrid

Algarve, Alentejo e Andaluzia celebram no Guadiana a adesão de Portugal e Espanha à CEE

Sul Informação - Escolas de nadadores-salvadores querem alterações à lei para tornar função mais atrativa

Escolas de nadadores-salvadores querem alterações à lei para tornar função mais atrativa

Sul Informação - 10 de Junho: PR liga Centeno a visão economicista e salienta obrigações sociais de quem governa

10 de Junho: PR liga Centeno a visão economicista e salienta obrigações sociais de quem governa