Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O tempo médio de espera de atendimento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi, no dia de ontem, de 19 segundos, indicou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), acrescentando já estar em funcionamento a triagem automática.

«Os tempos médios de atendimento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) registam agora, em média, 20 segundos de espera. No dia de hoje, 9 de Novembro, o tempo médio é de 19 segundos”, indicou ontem o INEM num comunicado.

Segundo o instituto, estes tempos são o resultado das medidas de contingência implementadas, «com vista à otimização do funcionamento da central médica» do INEM.

inframoura cada gota importa

Uma das medidas implementadas foi um mecanismo de atendimento automático, «acionado apenas em momentos de sobrecarga do sistema do CODU».

Assim, «se o tempo de espera atingir os três minutos, a chamada é imediatamente atendida e o contactante responderá com SIM ou NÃO às questões colocadas, permitindo de forma rápida e automática priorizar a gravidade das situações», explica o comunicado.

«Consoante o nível de gravidade, serão acionados meios de emergência ou as chamadas transferidas para o SNS 24», acrescenta.

O INEM indicou ainda que já reforçou as escalas no período diurno e que foram integrados enfermeiros nas equipas do CODU.

O Instituto Nacional de Emergência Médica comprometeu-se ainda a «desenvolver todos os esforços no sentido de melhorar o atendimento aos cidadãos».

Estas medidas surgem depois de várias críticas e queixas a alegados atrasos e falhas do INEM, que terão causado a morte a, pelo menos, 10 pessoas.

 



vamos à vila 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

O primeiro-ministtro, Luís Montenegro, fala aos jornalistas após a reunião do Conselho de Ministros, esta tarde no Palácio de São Bento em Lisboa, 29 de abril de 2025. MIGUEL A. LOPES/LUSA

AD vence a nível nacional, PS e Chega com o mesmo número de deputados no Parlamento

Eleições Legislativas 2025 Boletim de Voto_tratada

Votaram 48,28% dos eleitores até às 16h00

inteligencia artificial 2

Profissionais da Administração Pública aprendem sobre inovação digital na CCDR Alentejo