O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), de Olhão, acolheu um professor proveniente da Escola Secundária Albertus Magnus Gymnasium, em Ettlingen, na Alemanha, ao abrigo do Projeto Erasmus+.
Omar Hammouda, professor de línguas e literaturas modernas, elegeu o Agrupamento olhanense para realizar a sua mobilidade de Erasmus+, na modalidade de job shadowing.
O job shadowing está inserido nas oportunidades de mobilidade oferecidas a profissionais do setor da educação e tem como objetivo permitir que estes melhorem as suas competências educativas, num ambiente internacional, e partilhem métodos e ferramentas de ensino.
Ao longo dos dias, o professor alemão, acompanhado pela Erasmus+ Team do Agrupamento, pôde conhecer o sistema educativo português, em termos gerais, mas acima de tudo assistir, participar e assimilar como acontece o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos do AEFFL nas mais diversas áreas disciplinares (estratégias, metodologias, recursos).
O professor acompanhou ainda de perto os trabalhos do Agrupamento ao nível da transição digital do ensino, das suas estratégias de comunicação e de internacionalização, da organização e gestão, assim como da «promoção de uma escola inclusiva, promotora da equidade educativa, pela igualdade no acesso e sucesso educativo dos alunos».
A presença do professor fez-se sentir não só na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, como também nas EB2,3 Dr. António João Eusébio e Dr. João Lúcio.
Por último, e como não podia deixar de ser, Omar Hammouda teve a oportunidade de conhecer a cidade de Olhão.
O AEFFL conclui que assim vê «reforçada a sua rede internacional de parceiros, possibilitadora de virem a ser estabelecidas novas parcerias no âmbito do Programa Erasmus+».