Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O concerto de abertura do XVII Festival Internacional de Órgão do Algarve tem lugar na sexta-feira, 1 de Novembro, na Igreja Matriz de Portimão, com o organista Gregório Gomes, a participação das solistas Mariana Inácio (soprano) e Juliana Santos (contralto) e ainda do Coral Adágio, dirigido por António Alves.

Depois de uma primeira parte, onde será protagonista o órgão histórico de 1886 de Henry Fincham e os seus registos sonoros, na participação vocal serão interpretadas obras a solo e em dueto de Bach, Gounod e Saint Säens, sendo a participação coral preenchida por obras de Mozart e de Bach, culminando com a apresentação de Laetatus Sum, de Domenico Scarlatti (1685-1757).

 

vila do bispo
Sul Informação
Grupo Coral Adágio

 

No sábado de manhã, 2 de novembro, o organista Gregório Gomes oferece uma Masterclasse de Órgão na Igreja Matriz de Portimão, dirigido a professores e alunos de instrumentos de tecla e de música antiga, estudiosos do património e outros interessados. A associação Música XXI, que promove este festival, saçienta que se trata de «uma oportunidade para todos os curiosos em geral».

Esta atividade é organizada em parceria com a Academia de Música de Portimão e os participantes/ouvintes poderão inscrever-se através dos telefones 282 426 290 / 966 642 279, ou do email [email protected].

Rumando a Faro, sábado à noite, 2 de novembro, Gregório Gomes apresenta-se na Sé de Faro, partilhando o concerto com o Coral Ossónoba dirigido por Nuno Sequeira Rodrigues.

Fantasia de ecos, batalha, prelúdio, coral e fuga preenchem o programa a solo, seguindo-se a participação coral com a interpretação de seis obras de referência, de Elgar, Mozart, Gounod, Dvorák Saint Saëns e Haendel.

 

Sul Informação
O órgão de Igreja Matriz de Lagoa

Para fechar o fim-de semana, o Festival estreia-se em Lagoa, no domingo à tarde, 3 de novembro, dando a conhecer um órgão napolitano construído cerca do ano 1783/7. Gregório Gomes apresenta-se a solo na Igreja Matriz de Lagoa, com obras de compositores portugueses, italianos e alemães.

Os concertos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.

 


01 NOV | Igreja Matriz de Portimão | 21h00 – Gregório Gomes e Coral Adágio
02 NOV | Igreja Matriz de Portimão | 10h00-13h00 | Masterclasse de órgão com Gregório Gomes
02 NOV | Igreja da Sé (Faro) | 21h00 – Gregório Gomes e Coral Ossónoba
03 NOV | Igreja Matriz de Lagoa | 18h00 – Gregório Gomes

 

Gregório Gomes é licenciado em Cravo pela Universidade do Minho e completou o mestrado em Órgão – Performance na Universidade de Aveiro. Desde 2017, é organista na Sé Catedral do Porto. Realiza concertos regularmente, como solista e acompanhador, em vários festivais internacionais.

O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão, em setembro de 1989 e conta com cerca de 30 elementos. Do seu percurso, destacam-se digressões internacionais, atuações em programas de rádio e televisão e concertos com orquestra. Gravou em 2008 o seu primeiro CD exclusivo, (L)atitudeS.

O Grupo Coral Ossónoba foi fundado em 1980 e conta com cerca de 60 coralistas. Tem-se apresentado no país e, internacionalmente, em concertos em França, Holanda, Espanha, Marrocos e Brasil. Participou em programas da RTP e RTPI.

O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2024 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.

Conta com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Conta ainda com o envolvimento de outras entidades/parceiros: Associação Grupo Coral Adágio, Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro, Universidade do Algarve – ESEC.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

joão baião

João Baião dá dois espetáculos em Faro

projeto farol faro (1)

Um farol que guia o futuro do empreendedorismo social em Faro

edifício antiga Lota_Portimão acolhe Entre Mares

“Entre Mares” junta 28 autores em Portimão e promove debate a partir da literatura