O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, vai receber a Ópera “2030, Nova Ordem”, pela Academia de Dança de Setúbal, no dia 23 de Novembro, às 19h00.
O espetáculo, que integra o programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, aborda «a contestação e o caos» que tomam conta das ruas.
«O partido “Alternativa Populista Nacional” no poder decide anunciar que a Tuberculose do Urso Polar está a disseminar-se entre os portugueses. Decreta o Estado de Emergência e o Confinamento Geral. A TV, controlada pelo APN, divulga falsas imagens com o líder da oposição numa rave. O APN sobe exponencialmente nas sondagens e provoca eleições com o objetivo de rever a Constituição. A mulher do Primeiro-ministro suicida-se. O povo vai votar numa NOVA ORDEM», lê-se na descrição do espetáculo.
O libreto, música e direção artística são de Jorge Salgueiro; cenário, figurinos e design de Maria Madalena; coreografia e corporalidade de Iolanda Rodrigues; encenação de Jorge Salgueiro e Sara Túbio Costa.
O elenco é composto por Ana Filipa Leitão (soprano), Repórter da TV, Constança Melo (soprano coloratura), Presidente da República, Diogo Oliveira (barítono), Sindicalista, Gonçalo Martins (barítono), primeiro-ministro, Helena de Castro (soprano), diretora da TV, Inês Constantino (mezzo soprano), Pivô da TV, João Merino (barítono), Líder da oposição e Mariana Chaves (soprano), esposa do primeiro-ministro.
Os bilhetes já estão à venda e custam 10 euros (20% desconto com passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Passaporte Rota do Petisco 2023, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa) e já se encontram à venda na Bilheteira Online, nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.