O treinador do Portimonense, Ricardo Pessoa, disse esta sexta-feira que a sua equipa está a crescer, com as ideias já introduzidas e assimiladas desde que chegou ao banco dos algarvios, que no sábado querem conquistar os três pontos na receção ao Penafiel, líder da II Liga de futebol.
«Por aquilo que tem sido o trabalho diário, as semanas de treino, estamos convencidos de que a equipa vai dar uma excelente resposta. A equipa tem vindo a crescer, isso dá-nos ânimo e boas perspetivas de uma resposta positiva» frente ao Penafiel, afirmou o técnico.
Ricardo Pessoa assegurou que sente «crescimento» na equipa e vê os jogadores «confortáveis» com as suas ideias, mas o caminho «é continuar a melhorar».
«Se ficarmos satisfeitos com o que estamos a fazer até ao momento, com as ideias já introduzidas e assimiladas, se ficarmos satisfeitos só com isso, estagnamos. Tem de haver crescimento até ao final e é disso que vamos à procura», sustentou.
Uma vitória na 6ª ronda permitirá, desde logo, a aproximação ao topo, mas, para Ricardo Pessoa, frente aos penafidelenses, «acima de tudo, é a oportunidade de o Portimonense conquistar três pontos», porque ainda «falta muito campeonato» e a II Liga vai ser «muito competitiva até final».
O treinador frisou que o Penafiel «está com mérito no 1º lugar e moralizado», tendo já vencido duas vezes fora. «Preparámo-nos para um adversário de alto nível. Não queremos facilitar», comentou sobre o jogo de hoje, sábado, no Municipal de Portimão, às 18h00.
Do outro lado, estará o médio brasileiro Ewerton, antigo companheiro de Ricardo Pessoa no balneário do Portimonense: «Ewerton é um amigo, uma pessoa que passou muitos anos nesta casa. Com certeza que no final iremos dar um abraço e conversar um pouco, mas até lá ele vai ter de me desculpar, porque o Portimonense está acima de qualquer amizade durante 90 minutos.»
A vitória (3-1) da semana passada no terreno do Vianense, para a Taça de Portugal, permitiu consolidar alguns processos e, ao mesmo tempo, mostrar seriedade na abordagem a um jogo com uma equipa de escalão inferior. «Isso foi bem conseguido, porque estes jogos são complicados», disse o treinador, recordando que sete equipas da II Liga foram eliminadas.
O técnico abordou ainda o sorteio da 3ª ronda da Taça, que ditou um confronto caseiro com o Sporting. «É a melhor equipa em Portugal, pela forma como joga e passa os obstáculos com grande à-vontade. Para o Portimonense será muito bom receber o campeão nacional, porque nos faz reviver o passado recente de grandes jogos e grandes afluências», considerou.