O atleta “algarvio” Luís Costa apresentou, em data posterior aos Jogos Paralímpicos, um “resultado analítico adverso” no teste de controlo antidoping realizado em Paris, informou esta terça-feira, 10 de Setembro, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
Após ter sido notificado pelo Comité Paralímpico Internacional, o CPP informa que Luís Costa fica assim «provisoriamente suspenso, estando a decorrer o prazo legal para o atleta exercer o seu direito de defesa».
Numa nota publicada no site oficial, o Comité Paralímpico de Portugal frisa que «repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente» e informa que no estágio realizado na Cidade do Futebol, entre 23 e 25 de Agosto, os atletas foram controlados pela ADOP.
O paraciclista Luís Costa, alentejano de Castro Verde radicado há décadas em Portimão, conquistou, nos Jogos Paralímpicos Paris’2024, a medalha de bronze no contrarrelógio individual da classe H5 e ficou em quarto lugar na prova de fundo de H5.