A StartUp Portimão celebrou na segunda-feira, dia 19, o 7º aniversário, numa cerimónia em que se olhou para o futuro, nomeadamente para o espaço de coworking, com 16 postos de trabalho, que surgirá em breve no edifício da antiga Lota de Portimão, mas também no recém-falecido empresário Paulo Pinheiro, que acolheu esta incubadora de empresas no “seu” Autódromo Internacional do Algarve (AIA).
Na cerimónia, Álvaro Bila, presidente da Câmara de Portimão, « sublinhou o contributo da StartUp Portimão para o ecossistema empreendedor algarvio, anunciando que esta aposta autárquica no empreendedorismo será reforçada em breve, com a abertura de um novo espaço de cowork no 1º piso do edifício da antiga Lota», segundo a autarquia.
O edil portimonense evocou ainda a importância para a StartUp Portimão do recém-falecido engenheiro Paulo Pinheiro, «um jovem portimonense que sonhava construir um autódromo na sua terra e que, desde o primeiro dia, abriu as portas do AIA à incubadora».
Na mesma ocasião, Carlos Araújo, atual coordenador da StartUp Portimão, apresentou os principais indicadores da atividade realizada desde 2017, com destaque para a passagem pela incubadora de 63 projetos/start-ups, «sendo que 40 são alumni e 23 estão atualmente incubados», segundo a autarquia.
«Ao longo destes últimos sete anos, foram promovidas mais de 380 horas de formação e dinamizadas 250 iniciativas, tendo as instalações da StartUp recebido mais de 1.350 visitantes, entre empreendedores, alunos, parceiros, mentores, investidores, etc. A incubadora portimonense conta com 45 mentores especialistas em diversas áreas, disponíveis para acompanhar e mentorar as startups incubadas, além de ter estabelecido parcerias com mais de 60 entidades», acrescentou a Câmara de Portimão.
Um dos marcos atingidos em 2024 «foi a presença de empreendedores na Web Summit 2024, onde tiveram a oportunidade de divulgar as suas start-ups, assim como no Global Entrepreneurship Congress, realizado na Austrália e promovido pelo GEN, a maior rede de empreendedorismo do mundo, onde foram apresentados os guias de apoio ao empreendedor e ao investidor da StartUp Portimão».
Segundo Carlos Araújo, «a StartUp Portimão continua com muita vitalidade e procura, sobretudo por parte de empreendedores estrangeiros, originários principalmente do mercado brasileiro, contando atualmente com sete empreendedores estrangeiros em incubação virtual».
Do programa do evento fez parte a short talk “As sinergias no Empreendedorismo”, dinamizada por Maria Inês Barra (Faro Avenida Business Center), que sublinhou «as iniciativas dinamizadas pela StartUp Portimão, pois há excelentes projetos portugueses e estrangeiros e temos de estar abertos para novas sinergias, se queremos desenvolver o país e a região».
A sessão de encerramento esteve a cargo de José Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Portimão, a que se seguiu um momento de cocktail e networking, «propício a novas parcerias».