Ricardo Pessoa, que sucedeu a Sérgio Vieira no comando técnico do Portimonense, disse hoje que «era difícil recusar» o regresso a uma casa que bem conhece e assumiu que o objetivo dos algarvios continua a ser a subida à I Liga, porque o clube merece «outros voos».
«Quando entrei ali ao portão, parecia que nunca tinha saído desta casa. E quando se tem este sentimento, é meio caminho andado para que seja bem recebido, para que me sinta em casa novamente», referiu o técnico, de 42 anos, apresentado oficialmente em conferência de imprensa.
Depois do contacto da administração da SAD algarvia, o novo treinador da formação de Portimão confessou ter sentido «um misto de sensações, todas elas positivas», e assumiu que «era difícil recusar regressar a uma casa que bem» conhece, a qual «esteve sempre com a porta aberta» para o receber.
Questionado sobre os objetivos pedidos pela administração, Ricardo Pessoa referiu que «foi simplesmente lutar pela subida».
«A nossa casa está preparada para conseguir outros voos. O clube desceu, nós temos de voltar a pôr o Portimonense na I Liga. Queremos que seja o mais rapidamente possível, obviamente, mas vamos precisar de toda a gente», salientou Ricardo Pessoa.
Para atingir «o bom porto», o técnico promete «muito trabalho, grande compromisso e ambição», desvalorizando os últimos dias de mercado. «Neste momento, acho que o importante é focar na semana de treinos que temos, porque domingo temos já um jogo», frente ao Marítimo, reforçou.
O novo treinador do Portimonense será coadjuvado por Jorge Pires – que deixa a liderança da equipa de sub-23 dos “alvinegros” –, Marcelo Chagas, Pedro Silva, Rafael Castro, Filipe Vieira e Yan Viegas.
Ricardo Pessoa representou o Portimonense como jogador durante 12 épocas, entre 2005 e 2018 – esteve cedido ao Moreirense na temporada 2012/13 –, tendo sido depois adjunto de António Folha e Paulo Sérgio.
Em 2022, deixou os algarvios para iniciar a carreira de técnico principal, no Lusitânia dos Açores, onde conseguiu duas subidas seguidas, dos distritais até à Liga 3. Deixou os açorianos há duas semanas, após a segunda ronda do terceiro escalão.
Ricardo Pessoa sucede a Sérgio Vieira, que deixou o clube no 17.º lugar, com dois pontos em três jogos, fruto de dois empates.
A SAD algarvia revelou, em comunicado, ter chegado «a acordo para a revogação do vínculo contratual existente» com a anterior equipa técnica. Luís Matos, Gabriel Santos, Ricardo Dinis, Ricardo Silva, Sérgio Querido e Hugo Ferreira também saíram.
«A administração da Portimonense SAD expressa o seu profundo agradecimento a todos os elementos da equipa técnica. Desejamos-lhes os maiores sucessos tanto no âmbito pessoal como no profissional», refere-se na nota.