Festival da Patanisca preserva prato típico do Cercal do Alentejo

Em paralelo, decorrer um “Roteiro Gastronómico” dedicado à patanisca, nos restaurantes da vila

O 4.º Festival da Patanisca, em Cercal do Alentejo, decorre nos dias 2 e 3 de agosto, no Largo dos Caeiros, com tasquinhas, concertos, Djs e muita animação.

No dia 2 de agosto, às 21h30, realiza-se o concerto com o grupo “De Moda em Moda”, seguindo-se a animação com o DJ Rui Gomes.

No dia 3 de agosto, às 22h00, sobe ao palco uma das mais bem sucedidas bandas portuguesas, os “Anjos”, que vão ser seguidos pela música do DJ M Simões e depois do DJ Lighthouse. Também neste dia, realiza-se no Largo dos Caeiros, às 20h00, um showcooking com o chefe Nelson Banza.

No Cercal do Alentejo, está a decorrer, desde o dia 23 de julho e até ao dia 3 de agosto, a iniciativa “Roteiro Gastronómico” dedicado à patanisca.

Os restaurantes aderentes são a Pizzaria Patrício, 100 Pressas, A Queijaria, Além Tejo, O Cantinho da Bete, O Golfinho, O Pereira, a Tasca do Parruca, a Tasca do Primo Sérgio, o café Pérola e o bar da Associação dos Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo.

Durante estes dias, a imaginação dos cozinheiros é apresentada na criação de novos sabores conferidos a este pitéu, que, na sua origem, é confecionado com pedaços de bacalhau frito, em polme de farinha de trigo e leite, temperado com sal, pimenta e salsa. Possuem uma forma irregular achatada ou esférica.

O Festival da Patanisca e o Roteiro Gastronómico surgem para preservar um dos pratos típicos da culinária portuguesa, enraizado na cultura gastronómica desta freguesia do Município de Santiago do Cacém.

As iniciativas têm a organização conjunta da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo.

Comentários

pub