O ciclista Delio Fernández (AP Hotels&Resorts Tavira-SC Farense) foi hoje o melhor representante das equipas algarvias na mítica subida à Torre, ao terminar a 3ª etapa da 85ª edição da Volta a Portugal em bicicleta no 7º lugar.
O guatemalteco Sergio Chumil (Burgos-BH) venceu a tirada de 161,2 quilómetros, com três segundos de vantagem sobre o português Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), que “roubou” a camisola amarela a Colin Stüssi (Team Vorarlberg).
David Domínguez, da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, e Carlos Salgueiro, da AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense, estiveram envolvidos na fuga do dia, que se desintegrou com a última dificuldade do percurso.
Afonso Eulálio foi a grande figura na Torre, atacando na companhia do guatemalteco Sergio Chumil, que tinha sobrevivido da fuga e, com o português a “assumir as despesas” do duo, resguardou-se e conseguiu “sprintar” para a vitória nos metros finais.
Delio Fernández, que já tinha vencido na Torre em 2015 e 2023, ainda tentou perseguir, sem sucesso, o duo da frente, mas chegou a 1m21s de Chumil, à frente de Colin Stüssi, 8º classificado, a 1m35s.
Diogo Barbosa, do Tavira-Farense, foi 9º, a 1m35s, e Jesús del Pino o melhor da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, no 12º posto, a 2m10s.
Na geral individual, Afonso Eulálio passou a ser primeiro classificado, com 11s de vantagem sobre Stüssi, e Delio Fernández subiu ao 7º lugar, a 1m36s do líder.