O Comité de Cogestão do Polvo do Algarve recebeu o título de Personalidade do Concelho de Olhão, nas cerimónias de comemoração do Dia Nacional do Pescador neste município, que decorreram na sexta-feira, 31 de Maio.
A estrutura premiada tem desempenhado «um papel crucial na sustentabilidade e gestão eficaz da pesca do polvo, uma das principais atividades económicas da região».
«Este galardão é uma justa homenagem ao trabalho incansável e à dedicação dos seus membros (pescadores, cientistas, autoridades e ONG), que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento e a preservação dos recursos marinhos do Algarve», considera o Comité de Cogestão do Polvo do Algarve.
O Comité foi criado no seguimento do projeto ParticiPESCA, que envolveu 14 Associações de Pescadores (agora com 17), que representam mais de 700 pescadores ao longo de toda a região, para além de outras entidades envolvidas na pescaria como administração, comunidade científica e setor comercial.
Ao longo de anos, este grupo de trabalho « monitorizou o recurso e a pescaria com vista a desenvolver um plano de gestão para a mesma».
Para Rita Sá, uma das mentoras do projeto e coordenadora de Oceanos e Pescas na ANP|WWF, «a escolha do Comité para esta distinção sublinha a importância da pesca na economia e cultura de Olhão, uma área profundamente representativa e dependente desta atividade. O modelo de cogestão implementado pelo Comité serve de exemplo a outras regiões, demonstrando que é possível encontrar um equilíbrio justo entre a conservação ambiental, a exploração económica de um recurso e os interesses das comunidades locais».
O ParticiPESCA terminou em Julho de 2023 e foi um projeto liderado pela ANPlWWF em parceria com o IPMA, o CCMAR e EDF, financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 e com o cofinanciamento da Fundação Oceano Azul.