Projeto OakFood mapeia produtores de bolota em Portugal

É produtor de bolota? O projeto OakFood ajuda-o a valorizar esta matéria-prima

O projeto OakFood – Valorização integrada da bolota como matéria-prima portuguesa para produtos alimentares diferenciadores – está a fazer o mapeamento de todos os potenciais produtores nacionais com áreas de quercíneas (montados e/ou carvalhais).

O projeto OakFood pretende desenvolver uma estratégia integrada para a viabilidade da bolota como matéria-prima para o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado, enquanto alternativa sustentável e de cadeia curta, para a indústria alimentar.

Os responsáveis pelo projeto salientam que «há décadas que, em Portugal, a bolota é usada maioritariamente para alimentação de suínos, tendo, no entanto, um enorme potencial de integração na Dieta Mediterrânica devido à sua rica composição nutricional em amido, proteína, lípidos não saturados, vitaminas e compostos antioxidantes».

As principais tendências «têm alavancado a procura por novas soluções para aumentar a quota de mercado associada ao consumo de produtos agroalimentares portugueses, em particular à utilização de matérias-primas pouco exploradas na alimentação humana. Ao mesmo tempo incentivam o aumento do valor das exportações, promovendo o conceito de economia circular e a utilização e produção de alimentos saudáveis e sustentáveis», acrescentam.

No entanto, a tendência atual ainda é comprovada pelos números: pelo menos 55% do total de bolotas produzido é desperdiçado, sendo o restante utilizado para alimentação animal e menos de 1% é direcionada para fins comerciais (como a produção de farinha).

Devido à vasta extensão do Montado, que cobre cerca de três milhões de hectares na Península Ibérica, existe, segundo o projeto OakFood, «uma clara oportunidade de mapear a distribuição de bosques produtores de bolota, identificar os atores da cadeia de valor e estabelecer uma rede de contactos para conectá-los».

Ao promover a bolota enquanto ingrediente para a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis pretende-se «garantir a sustentabilidade ambiental, económica e social da cadeia de valor e uniformizar o conhecimento entre os diferentes atores».

Para concretizar o projeto, é pedido aos produtores que preencham o questionário disponível neste link.

Este é um projeto de investigação e inovação financiado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) – Investimento RE-C05-i03 – Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria, Aviso n.º 15/C05-i03/2021 Projetos I&D+i – Promoção dos produtos agroalimentares portugueses, suportada pelo orçamento do PRR Português e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU (PRR-C05-i03-I-000200).

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub