Spira convida a “Imersões Artes & Ofícios” para aprender técnicas artesanais do Alentejo

Entre Março e Julho

Seis oficinas de trabalho de vários dias, «onde os participantes aprendem uma técnica artesanal à sua escolha, no seu território de origem», vão decorrer em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, entre Março e Julho, no âmbito do 1º “Imersões Artes & Ofícios”.

Promovidos pela Spira, empresa de revitalização patrimonial que organiza também, em Setembro, a 2.ª edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, «as Imersões Artes & Ofícios são experiências de dois a seis dias focadas no saber-fazer, nas manualidades e nos materiais originários e trabalhados no Alentejo, orientadas por profissionais de cada técnica», segundo a empresa.

«Nesta experiência para um fim-de-semana, fim-de-semana prolongado ou semana inteira, os participantes são acompanhados diariamente por um artesão, desfrutam de formação, actividades complementares pela região e de tempo para reconexão. Para os interessados, é possível a estadia na Casa Spira (Vila Nova da Baronia)», acrescenta.

A primeira experiência do Imersões Artes & Ofícios, uma Oficina de Colheres de Madeira, André Panoias, da oficina do Mal Barbado, poderá ser desfrutada já esta semana, entre os dias 1 e 3 de Março.

«Já dizia o rifão: “Quem não tem que fazer, faz colheres”. Nesta Imersão de dois dias, os participantes aprendem a entalhar um dos utensílios mais comummente criados pelos pastores alentejanos, procurando o mesmo gesto intuitivo e livre na produção de uma colher. Após estabelecida a forma geral do objeto, os participantes aprendem a decorá-lo criando desenhos com base nas geometrias e padrões que, ao longo dos séculos, figuraram os cabos destas colheres pastoris», descreve a Spira.

As inscrições nas Imersões Artes & Ofícios já podem ser realizadas, seguindo este link.

 

 

De 28 a 31 de Março, a artesã Alice Maria Candeias guia os participantes da segunda Imersão Artes & Ofícios, na Oficina de Taleigos Estampados, «em que podem experimentar as técnicas e costuras e estampar taleigos de retalhos estampados».

«Os taleigos são sacos de pequena e média dimensão nos quais se transportavam alimentos para o dia de trabalho no campo. Construídos através de retalhos de tecido que, ao longo dos anos, foram sendo aproveitados, os taleigos são uma peça tradicional única desta região», segundo a empresa.

Em Abril, o desafio é Oficina de Arraiolos, com Sara Ratola (A Rendeira), de 24 a 28, e a quarta Imersão Artes & Ofícios acontece entre 3 a 5 de Maio, com a Oficina do Feltro, orientada por Diana Regal.

De 30 de Maio a 2 de Junho acontece a Oficina de Buinho, com Bruno Mareco e a programação das Imersões Artes & Ofícios termina com a Oficina de Cerâmica, com Helena Garcia (Alpiota), entre 1 e 7 de Julho.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub