Imigrantes que viviam em edifício devoluto de Beja transferidos para contentores

Realojamento é temporário e apenas para passar a noite

Contentores instalados no antigo estádio – Foto: O Atual

Trinta e sete pessoas em situação de sem-abrigo, na sua maioria imigrantes, que ocupavam um edifício devoluto em Beja, foram realojadas pela Câmara Municipal desta cidade na passada segunda-feira, de modo temporário, em contentores instalados no antigo Estádio Dr. Flávio dos Santos.

A rádio Antena 1 adiantou que a Câmara de Beja, em conjunto com várias associações, arranjou uma solução provisória, que passa, segundo Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, pela «transferência das pessoas que estão indevidamente naquele local, e em que as condições de habitabilidade são de absoluta indignidade, para contentores» no Estádio.

Esses contentores, segundo o que explicou o autarca de Beja à rádio pública, «têm duches, têm todas as condições para as pessoas fazerem [a sua] higiene, têm segurança, têm beliches em condições».

O jornal Atual acrescenta, por seu lado, que só vão pernoitar no Centro de Abrigo Temporário Noturno as pessoas que forem encaminhadas pela autarquia, só lá podendo estar entre as 19h00 e as 8h00.

Em declarações ao Atual, Paulo Arsénio disse esperar que, por altura da Páscoa, este Centro possa ser desativado. Espera ainda que, até lá, as pessoas sejam integradas nos Centros de Alojamento de Emergência Social existentes no país.

Estão também a ser equacionadas soluções para encontrar emprego para este imigrantes. «Para as pessoas que não têm trabalho, a Câmara Municipal de Beja, em conjunto com entidades parceiras, irá procurar na região de Beja e mesmo fora da região, a colcação no mercado de trabalho» e que inclua «habitação para essas pessoas», acrescentou o presidente.

Para quem trabalha, a autarquia vai procurar habitação, de forma a desmontar os contentores o mais cedo possível.

Segundo a SIC, «cada pessoa terá um gestor que a ajudará na sua integração na comunidade».

O local onde estavam os sem-abrigo, conhecido como “Edifício Refer”, vai agora ser entaipado, para evitar novas ocupações.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub