Companhia de Dança Contemporânea de Évora trabalha com as escolas

Projeto envolve crianças, adolescentes, seniores e pessoas portadoras de deficiência

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) promove, ao longo do mês de Janeiro, a iniciativa «Dança Participativa», que inclui atividades de sensibilização, bem como de mediação e de formação de públicos.

Assim, desde 4 e até 18 de Janeiro, terá lugar uma oficina de dança comtemporânea para jovens a partir dos 12 anos, que irá decorrer na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora.

Nos dias 10, 11 e 26 de Janeiro, a oficina dirige-se a crianças a partir dos 6 anos e terá lugar Escola EB, no Bairro de Almeirim, também em Évora.

«Durante o mês de janeiro, a Dança Participativa apresenta-se num formato de oficina de dança contemporânea, que se articula com o ensino formal, a dança inscreve-se na atividade letiva do primeiro ciclo e do 9º ano de escolaridade, direciona-se a crianças e jovens», explica a CDCE.

A Escola EB1 do Bairro de Almeirim, situada na zona periférica da cidade de Évora, acolhe, ao longo do mês, seis sessões da oficina dirigidas a crianças do primeiro ciclo. «Cada turma experimenta a dança contemporânea no contexto diário da atividade letiva».

A Escola Secundária Gabriel Pereira, por seu lado, «recebe pela primeira vez a iniciativa», dirigida ao 9º ano de escolaridade.

A oficina, que vai decorrer no contexto da atividade letiva dos jovens, «pretende criar e desenvolver ações de mediação que exploram as diferentes linguagens da dança no espaço educativo, proporcionando momentos de aprendizagem e de dinamização cultural».

As atividades têm participação gratuita.

A Dança Participativa, que está inserida na programação de 2024 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e da Câmara Municipal de Évora.

Conta ainda com o apoio local da Escola Eb1 do Bairro de Almeirim e da Escola Secundária Gabriel Pereira.

 


A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) promove também, a partir de segunda-feira e ao longo deste mês, oficinas de dança para seniores e para pessoas portadoras de deficiência, inseridas num projeto de inclusão social.
O projeto, denominado “Aqui Também se Dança”, pretende trabalhar «a intervenção e a inclusão social através da dança”, envolvendo “nos processos e atividades os indivíduos alvo (crianças, jovens, idosos e pessoas portadoras de deficiência) como forma de combater os sentimentos de exclusão social», explicou a CDCE.
Para este mês, estão programadas oficinas de dança para seniores nos centros culturais da Barrada (na próxima segunda-feira) e do Outeiro (dia 22), no concelho de Reguengos de Monsaraz, assim como oficinas de dança inclusiva para pessoas portadoras de deficiência, na Associação 29 de Abril, em Montemor-o-Novo (dias 11 e 25).

 

DANÇA PARTICIPATIVA

04 e 18 JANEIRO – 16h20
OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA JOVENS
Escalão Etário: a partir dos 12 anos
Local de realização: Escola Secundária Gabriel Pereira | Évora

10 JANEIRO – 09h30 | 11h00
11 JANEIRO – 14h00
26 JANEIRO – 09h30 | 11h00 | 14h00
OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS
Escalão Etário: a partir dos 6 anos
Local de realização: Escola EB1 Bairro de Almeirim | Évora

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub