São Barnabé volta a fazer a festa do cogumelo e do medronho

À gastronomia local vai juntar-se muita animação

Medronho (arquivo) – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Os sabores associados à serra, com destaque para o cogumelo e para o medronho, vão estar em destaque, no fim de semana, na aldeia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar, em mais uma edição da Feira do Cogumelo e do Medronho.

Neste certame, organizado pela Câmara de Almodôvar, são esperados dias de “casa cheia”, disse à agência Lusa a vice-presidente da autarquia alentejana, Ana Carmo.

“Neste fim de semana, todos os caminhos, mais uma vez, vão dar a São Barnabé, onde contamos no programa [da feira] com um conjunto de atividades muito apelativas e esperamos ter casa cheia”, disse.

Este ano, a feira, que se realiza em parceria com a Junta de Freguesia de São Barnabé, vai ter como mote “Recursos da Serra: Desafios para o Futuro”, tendo em conta os efeitos das alterações climáticas nas produções locais de medronho e de cogumelo.

“Estamos com menor quantidade de medronho em fruto devido à escassez de água e ao aquecimento. E também estamos com uma produção de cogumelo muito aquém daquilo que seriam as nossas expectativas”, sublinhou Ana Carmo.

De acordo com a vereadora, estas questões vão estar em discussão durante um colóquio agendado para a tarde de sábado, a partir das 14h30.

Antes, pelas 11h00, tem lugar a inauguração oficial da feira, com a participação espacial dos grupos corais Vozes da Aldeia e Estevas em Flor.

O programa da feira tem na música um grande destaque, com as atuações, no sábado, de José Malhoa e Rui Soares & Lau e, no domingo, de Cristina Sá & Companhia e do Duo Kontraste.

A 15ª Feira do Cogumelo e do Medronho conta ainda no programa com animação de rua, showcookings, espetáculos de fogo e um espaço de restauração, além de mostras de produtos tradicionais e de artesanato.

Comentários

pub