As localidades de Pereiro e Alcarias, no concelho de Alcoutim, acolheram em Setembro workshops criativos que aliaram o artesanato e a criatividade à inclusão social, no âmbito do projeto Vilas em Movimento, financiado pela Galp e dinamizado pela associação Odiana.
As oficinas em causa, realizadas numa ótica de promoção do bem-estar da comunidade, foram de cestaria e tecelagem.
Os resultados dos workshops do projeto Vilas em Movimento «espelham a criatividade e a mestria dos participantes no corte da cana, no manuseamento na elaboração de cestos, e na aprendizagem de técnicas no processo de tecelagem», segundo a Odiana.
As atividades decorrem em coletivo e «pretendem, de forma lúdica, instigar técnicas e a capacidade criativa dos formandos, tendo como ímpeto o combate ao isolamento e à solidão, com ênfase no grupo sénior. A meta é melhorar a vida da comunidade através da dinamização de atividades culturais e de artesanato que acrescentem valor e inovação ao desenvolvimento local e promovam a inclusão social».
O «Vilas em Movimento» é um projeto financiado pela Fundação Galp e promove a inovação e o desenvolvimento local assim como a inclusão social, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Este projeto, com início em 2022 e com duração até 2024, está em implementação no concelho de Alcoutim, através da Odiana e em colaboração com a Câmara Municipal de Alcoutim, «sendo que o objetivo é estendê-lo aos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António».