Évora abre 15 vagas para primeiro curso PRO_MOV de Operador de Máquinas Agrícolas Especializado

Escassez de profissionais qualificados abre portas a rápida empregabilidade

O distrito de Évora foi escolhido para receber o primeiro curso de Operador de Máquinas Agrícolas Especializado, no âmbito do Laboratório de Agricultura do programa PRO_MOV.

No total, são 15 vagas para uma formação remunerada, que garante as certificações necessárias e obrigatórias para o ingresso no mercado de trabalho no setor. O curso tem início marcado para 30 de outubro, no IEFP em Évora, com a duração de seis meses – três dos quais em formação prática em contexto de trabalho, em empresas reconhecidas na produção de vinha, olival e tomate.

“Com a frequência do curso será possível aos formandos adquirirem competências técnicas muito procuradas pelo setor agrícola, acompanhadas do estágio em grandes empresas e disponíveis para colaborar na sua integração no mercado de trabalho. Dada a importância do setor agrícola na região e a formação desenvolvida nesta área pelo IEFP-Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, congratulamo-nos com a adesão das empresas a este grande desígnio de requalificar profissionais para o trabalho neste setor, com necessidades cada vez mais especializadas e com recurso a tecnologia de ponta”, destaca Paula Caeiro, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora.

“O lançamento do percurso para Operador de Máquinas Agrícolas Especializado promovido pelo Laboratório de Agricultura é um marco significativo, fruto do empenho e dedicação de todos as entidades envolvidas. Após o sucesso do primeiro percurso para Operador Agrícola Especializado, estamos a construir um caminho importante rumo ao desenvolvimento de competências no setor primário. Esta é mais uma etapa crucial na requalificação de profissionais e na valorização da agricultura como pilar fundamental para o progresso sustentável de nossa comunidade”, refere Mariana Pinto Leite, Coordenadora do Laboratório de Agricultura do PRO_MOV.

Uma das vantagens do curso de Operador de Máquinas Agrícolas Especializado é ter sido desenvolvido em colaboração entre o IEFP e as empresas parceiras do PRO_MOV, conhecedoras das reais necessidades do mercado de trabalho. A formação é assegurada por profissionais e empresas com larga experiência no setor, garantido aos candidatos uma aprendizagem de elevada praticidade e promovendo a empregabilidade.

O curso destina-se a pessoas com mais de 18 anos que pretendam abraçar uma nova profissão de alta empregabilidade. As candidaturas podem ser realizadas no site do PRO_MOV, onde é possível consultar todas as condições de inscrição. A formação é remunerada: além de uma bolsa, inclui subsídios de alimentação, transporte, acolhimento e alojamento (sempre que aplicável).

O Laboratório de Agricultura conta com a participação de alguns dos maiores produtores de vinho, azeite e tomate do País, como são os casos da Adega Mayor, Aveleda, Esporão, Fundação Eugénio de Almeida, Sogrape, Sovena, Sugal, Symington Family Estates e The Fladgate Partnership.

Após o sucesso do curso de Operador Agrícola Especializado, o Laboratório de Agricultura promove agora o primeiro curso de Operador de Máquinas Agrícolas Especializado.

Toda a informação sobre os cursos disponíveis está reunida no website PRO-MOV. Nesta plataforma online, além das formações, encontra a respetiva localização e critérios de participação.

O PRO_MOV é o programa nacional que se insere na iniciativa europeia Reskilling4Employment (R4E), concebido pela European Round Table for Industry (ERT), fórum europeu de executivos cuja missão passa pela promoção da competitividade e a prosperidade na Europa, promovendo a formação de profissionais para os empregos do futuro através da requalificação e integração no mercado de trabalho. O objetivo do R4E é requalificar 1 milhão de europeus até 2025.

O PRO_MOV teve início em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e SAP, lado a lado com o setor público, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP), parceiro fundamental deste projeto, cedo se juntou à iniciativa trazendo-lhe escala através da entrada de dezenas de empresas portuguesas dos mais variados setores.

Neste momento, o ecossistema PRO_MOV conta com 72 reconhecidas empresas em Portugal e sete laboratórios em ação: Laboratório de Indústria (liderado pela Nestlé), Laboratório de Agricultura (liderado pela Sogrape), Laboratório Digital (liderado pela SAP), Laboratório Green Jobs (liderado pela EDP), Laboratório de Vendas (liderado pela DELTA), Laboratório de Healthcare (liderado pela CUF e Hovione) e Laboratório de Business Intelligence (liderado pela Worten).

O Laboratório de Agricultura é um dos sete criados no âmbito programa PRO_MOV. Procura dar resposta às necessidades do setor agrícola, contribuindo para a requalificação profissional de pessoas não só nos grandes centros urbanos, mas também no interior, bem como endereçar um problema real das empresas do setor primário, que entre outros desafios se debatem com a crescente falta de mão-de-obra.

O Laboratório é coordenado pela Sogrape e integra várias empresas reconhecidas do setor agrícola, como produtores de vinho, azeite e tomate: Adega Mayor, Aveleda, Esporão, Fundação Eugénio de Almeida, Sovena, Sugal, Symington e The Fladgate Partnership, que participam no programa através dos seus quadros enquanto formadores e asseguram uma formação prática em contexto de trabalho aos formandos do curso.

 



Comentários

pub