Espetáculos, gastronomia e turismo em destaque no “Patrimónios do Sul”, em Beja

Feira inclui Vimipax, Beja Educa e muitas outras iniciativas

Castelo de Beja – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves são algumas das atividades que vão estar em destaque na feira “Patrimónios do Sul”, que começa esta quinta-feira, 5 de Outubro, em Beja, e se prolonga até domingo, dia 8.

Com este evento, a Câmara de Beja pretende «apoiar o desenvolvimento regional e as culturas locais, através da valorização dos seus patrimónios, materiais e imateriais, tradicionais e inovadores, ao mesmo tempo que estimula a produção, a transformação e a comercialização, o espírito criativo, o empreendedorismo e a inovação».

Além dos espetáculos (com nomes como Clã, GNR e Gabriel o Pensador), haverá conversas e debates e, para os mais novos, um espaço de aprendizagem, descoberta e aventura designado “Beja Educa”.

Neste local, o Município de Beja e todas as entidades parceiras desafiam as crianças e jovens a descobrirem novidades, como os circuitos de aventura e arborismo, oficinas artísticas para libertar a criatividade e o corpo, oficinas de património e de ilusão.

O roteiro inclui atividades práticas com tecnologias e robótica, comunicação e multimédia, artes e ciência, saúde e desporto, segurança e proteção civil, criatividade e maker, agricultura e sustentabilidade.

 

 

A partir do brincar e da experiência, o “Beja Educa” promove, de acordo com a autarquia, «a investigação, a iniciativa, o caráter voluntário, a persistência, a aventura, o correr riscos calculados, o estabelecimento de metas, a capacidade de criação de ideias originais e úteis, a socialização, favorece a participação coletiva e, em simultâneo, proporciona o conhecimento da intervenção das entidades do nosso território».

Também para as crianças, no dia 6, o espaço “Beja Educa” recebe o projeto “Guardiões”, que vai dinamizar uma intervenção, convidando os mais novos a participar numa animação pedagógica de Reciclagem e a aprender a separar os resíduos de uma forma lúdica e divertida.

Para a engenheira Cátia Sousa, da equipa técnica do projeto, esta participação no espaço “Beja Educa” e a parceria com a Câmara de Beja, «que já permitiu, por exemplo, no Verão passado, a realização de ações de intervenção ambiental junto dos mais novos, através do programa da autarquia “Férias em Movimento – Férias de Verão 2023”, permitem ao Guardiões contribuir para a sensibilização e educação da população mais jovem, um dos seus públicos preferenciais».

«A formação e sensibilização das novas gerações para a temática ambiental é um dos nossos principais objetivos. Queremos trabalhar para, através da educação e da divulgação do conhecimento, mudar mentalidades e, consequentemente, comportamentos. Acreditamos que, com o envolvimento de todos, e este trabalho da Câmara de Beja é essencial, é possível vencer esta luta pela sobrevivência do planeta», afirmou.

A Feira marca não só o calendário regional como nacional, com uma componente internacional cada vez mais consistente, garantida pela presença de expositores estrangeiros, nomeadamente na Vinipax, um certame dedicado aos vinhos que integra o programa.

O Cante Alentejano irá também soar nos palcos deste espaço de negócios e troca de experiências. Outro destaque será, como não podia deixar de ser, a gastronomia.

A Feira “Patrimónios do Sul” é organizada pela Câmara de Beja, que conta com o apoio de outros parceiros.

O programa completo pode ser consultado aqui (PDF).

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub