Projeto ensina 5000 alunos e 300 professores de todo o Alentejo a programar

A Delta foi a investidora social do projeto

O maior projeto de literacia digital implementado no Alentejo, que ensinou 5000 alunos e 300 professores a programar, vai ter uma sessão de encerramento na sexta-feira, 29 de Setembro, a partir das 15h00, no Centro Cultural de Campo Maior. 

De Sines a Elvas, o programa esteve nas salas de aula de alunos e professores dos 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e profissional para dotar jovens dos 6 aos 18 anos com competências em programação.

«Em aula – e aplicado em diferentes disciplinas -, os participantes puderam aprender, de forma lúdica e dinâmica, conceitos de codificação e ciência da computação», diz a organização.

Com recurso a um jogo de codificação especialmente criado para este efeito pela Fundação da Juventude com a Science4You (para os mais jovens) e ao Micro:bit (uma placa de microcontrolador), as turmas receberam formadores da Fundação da Juventude, para sessões de mentoria e introdução à ciência da computação.

Apesar do final do ano letivo, o projeto promete continuar. Os cerca de 300 professores participantes estão agora formados para manter as atividades nas suas turmas, recorrendo às cerca de 500 placas de Micro:bit que a Fundação da Juventude colocou em 31 agrupamentos escolares.

Esta sessão de encerramento do projeto contará com intervenções de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, e de João Manuel Nabeiro, presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Além destas intervenções será ainda possível ouvir, pela voz de alunos e professores, como foi participar no programa, num painel em que o secretário de Estado da Educação António Leite e o secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa Mário Campolargo participam.

O Programa o teu Futuro contou com o selo “uma ação INCoDe.2030” e foi cofinanciado pelo POISE Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. A Delta foi a investidora social do projeto.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub