Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) faz parte do projeto “CleanFish – Novas estratégias para a produção sustentável de peixe celular”, tendo sido recentemente publicado um artigo de imprensa, deste âmbito, sobre a impressão 3D do primeiro filete de robalo, produzido em laboratório (através de cultivo celular) em Portugal.

A equipa responsável pertence ao Instituto Superior Técnico/Instituto de Bioengenharia e Biociências (IST-ID/iBB), sendo liderada pelo investigador Frederico Ferreira.

O IPMA é “Instituição Participante” e encontra-se representado pela Investigadora Amparo Gonçalves, co-responsável do projeto e líder da equipa no Instituto.

Banner lateral albufeira

O projeto teve início em março de 2023 e, durante os próximos três anos, caberá à equipa do IPMA caracterizar a qualidade dos filetes provenientes de cultivo celular, produzidos pela equipa do IST-ID/iBB, focando-se nas propriedades sensoriais (em particular a textura e o sabor), o perfil nutricional, e também nas questões de segurança alimentar e da sustentabilidade do processo de produção.

O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

 

 



vamos à vila 2025
zoomarine

Também poderá gostar

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”