Festival Terras sem Sombra leva alma romântica e pós-romântica a Santiago do Cacém

Este fim de semana, dias 23 e 24 de Setembro

O Festival Terras sem Sombra leva ao concelho de Santiago do Cacém a alma romântica e pós-romântica, num fim de semana dedicado à música, ao património e à biodiversidade que marca também o início do Outono, no sábado e no domingo, dias 23 e 24 de Setembro. 

Além do concerto do pianista internacional Olivier de Spiegeleir, o programa completa-se com uma visita ao património da histórica vila de Alvalade e com o destaque dado a uma questão de saúde pública, a presença de mosquitos tropicais e subtropicais em território nacional.

Em relação ao programa musical, na noite de 23 de Setembro, às 21h30, a igreja de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, acolhe um alinhamento de temas de referência da música europeia do século XVIII ao século XX.

Com o tema “Da Obscuridade da Noite ao Esplendor do Dia: Românticos e Pós- Românticos na Tradição Ocidental”, o pianista belga Olivier de Spiegeleir apresenta obras de Beethoven, Tchaikovski, Debussy e do português José Vianna da Motta.

Segundo os organizadores do Festival Terras Sem Sombra, o maestro Spiegeleir começou os seus famosos «recitais de piano comentados» há mais de 30 anos, num percurso de mais de 600 concertos, 25 países e 250 salas de espetáculo.

Formado em Bruxelas, Paris e Louvain-la-Neuve, apresentou-se em festivais por todo o mundo e atuou com várias orquestras. Intérprete eclético, o seu repertório estende-se de Bach a Lutosławski, com ênfase em Beethoven, do qual toca as 32 sonatas, as 33 Variações Diabelli e a integral das Bagatelas.

A par da atividade concertística, gravou sete CDs até à data, dos quais três dedicados a Beethoven. Em 2019, foi feito Cidadão Honorário da cidade de Cusco (Peru) e Embaixador Cultural da cidade de Jinan (China).

Antes do programa musical, a tarde de 23 de Setembro (15h00) será dedicada ao património cultural.

“Albalat: Património Arqueológico de Alvalade” dá o mote a uma atividade com ponto de encontro no Museu de Arqueologia.

Acompanhados pela museóloga Fernanda Vale e outros peritos, os participantes na atividade terão a oportunidade de conhecer o património arqueológico de Alvalade, vila histórica do concelho de Santiago do Cacém, que, nos últimos anos, tem sido objeto de estudos.

O périplo abrange a visita a outros pontos de interesse científico e paisagístico, nomeadamente a igreja matriz e a denominada ponte “romana”, estrutura tardo-medieval.

Para terminar o fim de semana, a manhã de domingo, 24 de Setembro, a partir das 9h30, será dedicada à  biodiversidade.

“Novos Desafios: Mosquitos Tropicais e Subtropicais em Portugal”, com ponto de encontro no Monte do Paio (Brescos), serve de alerta para os riscos associados às alterações climáticas.

 

 

Tendo como horizonte a Lagoa de Santo André, área classificada como Reserva Natural, a atividade centra-se no conhecimento da entomologia médica e na importância da conservação da biodiversidade para o controle do Aedes aegypti e outras espécies de mosquitos vetores de doenças, como a Zika e Chikungunya.

Esta é uma ação que enfatiza o interesse científico da região e que conta com o apoio do Instituto a Conservação da Natureza e das Florestas, sendo orientada por Mário Jorge Santos, médico especialista de Saúde Pública, diretor do departamento de Saúde Pública e Planeamento e delegado de Saúde Regional do Alentejo, e Maria João Alves, coordenadora da Rede Nacional de Vigilância de Vectores, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

A programação da 19ª temporada do Festival Terras sem Sombra conta com um novo fim de semana de atividades a 14 e 15 de Outubro, no concelho de Odemira, seguido da Vidigueira (28 e 29 de Outubro), Arraiolos (11 e 12 de Novembro), Montemor-o-Novo (2 e 3 de Dezembro), Sines (16 de Dezembro) e Évora (data a confirmar).

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub