Empresa investe 15 milhões em unidade de produção de blocos de cânhamo em Ourique

Produção deverá começar 2024

A empresa portuguesa Cânhamor vai investir 15 milhões de euros numa unidade de produção de blocos de cânhamo para a construção civil, no concelho de Ourique, estando o arranque da produção previsto para o segundo trimestre de 2024.

De acordo com a empresa, em comunicado enviado à agência Lusa, a construção da unidade fabril, «que promete revolucionar os setores da construção e agricultura», representa um investimento de 15 milhões de euros.

«Vai ser a primeira e única fábrica do mundo a controlar todo o processo produtivo», desde «a matéria-prima até ao fabrico e venda do produto final», avançaram os promotores, que apontaram o início da operação «entre Maio e Junho de 2024».

A nova unidade, que prevê «a criação de 30 postos de trabalho», vai ser instalada num terreno com 36.500 metros quadrados, na freguesia de Garvão, concelho de Ourique, e quando estiver operacional «vai permitir aumentar 30 vezes mais a produção», adiantaram.

Na mesma nota, a empresa explicou que pretende «trabalhar diretamente com a comunidade local» e «incentivar os agricultores a produzirem a matéria-prima».

Com isto, prevê «aumentar os postos de trabalho, encurtar o tempo de produção e reduzir os custos e o preço da venda do produto final» ao setor da construção civil.

Segundo o diretor da Cânhamor, Elad Kaspin, citado no comunicado, com a entrada em funcionamento da nova unidade, será criado «um novo ciclo» que permitirá «controlar todo o processo produtivo» e, ao mesmo tempo, ficar «mais dependente dos agricultores e da comunidade local e menos dependente dos importadores habituais».

«Os blocos de cânhamo são uma opção de construção sustentável 100% ecológica, amigos do ambiente e económicos e, no setor da construção, ainda não há muitas opções sustentáveis disponíveis no mercado», frisou.

A procura por «materiais mais alternativos e ecológicos está a aumentar, as pessoas com uma consciência ambiental maior optam por trabalhar com esta solução, pelo que a construção da nova unidade surge, também, neste seguimento», sustentou o responsável.

Criada em 2021, a Cânhamor é a primeira empresa produtora de cânhamo em Portugal que apresenta uma solução 100% ecológica para a construção civil: os ECOblocos – uma alternativa ao material utilizado na construção convencional.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub