100 anos da Casa do Alentejo levam cante às ruas de Lisboa

Nos dias 24 de Setembro e 7 de Outubro

A Casa do Alentejo promove, nos dias 24 de Setembro e 7 de Outubro, um grande desfile de Cante Alentejano no centro de Lisboa para celebrar os 100 anos de fundação da organização.

A iniciativa “O Cante Alentejano em Lisboa” levará dezenas de grupos corais de Cante Alentejano ao centro da capital, percorrendo as ruas da Baixa e do Chiado até à Praça do Rossio, a partir das 15h00. Os grupos serão divididos em três e farão percursos distintos.

O primeiro desfile começa nos Armazéns do Chiado, percorrendo toda a Rua do Carmo até à Praça do Rossio. O segundo desfile inicia-se no cruzamento da Rua de São Nicolau e percorre a Rua Augusta até ao Rossio. Já o terceiro desfile começa na Rua João das Regras, atravessa a Praça da Figueira, dirigindo-se também para a Praça do Rossio. No final, haverá uma atuação.

A iniciativa “O Cante Alentejano em Lisboa” termina com um jantar convívio entre todos os participantes na Casa do Alentejo.

A Casa do Alentejo assinala este ano 100 anos – Por Amor ao Alentejo com um vasto programa de iniciativas culturais.

A organização regionalista inaugurou já uma escultura comemorativa no Páteo Árabe, da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto, organizou exposições de fotografia e pintura, bailes e inúmeros eventos que celebram a presença e a influência alentejana na região de Lisboa durante os últimos 100 anos.

A Comissão de Honra do centenário é composta por cerca de 100 personalidades e entidades, entre elas o presidente da Câmara de Lisboa Carlos Moedas, presidentes de diversos municípios do Alentejo, o presidente da Associação 25 de Abril Vasco Lourenço, os artistas Maria João Luís, Vitorino e Janita Salomé, entre outros.

As comemorações do Centenário da Casa do Alentejo têm o patrocínio do Presidente da República.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub