Porto de Sines é o 14º maior da Europa em carga contentorizada

Porto de Sines movimentou 1,66 milhões de TEU no primeiro semestre deste ano

No 1.º semestre de 2023, o Porto de Sines consolidou a sua posição de 14.º maior porto de contentores europeu, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

De acordo com a análise do especialista, o porto português movimentou 1,66 milhões de TEU no primeiro semestre deste ano, apesar de uma quebra de 4% face ao período homólogo.

Numa conjuntura de retração no setor, apenas dois portos europeus registaram índices de crescimento: Pireu e Gioia Tauro.

O Porto de Roterdão perdeu 8,1% no primeiro semestre de 2023, em termos homólogos, Antuérpia-Bruges caiu 5,2% e Hamburgo 11.7%. Os portos alemães foram dos mais penalizados neste primeiro semestre, tendo Bremerhaven, o 7.º neste ranking, registado um recuo de 15%.

Em Espanha, os resultados também refletem quebras, com Algeciras a obter a melhor prestação e a manter volumes quase semelhantes aos de 2022, caindo apenas 0,5%. Já Valência perdeu 10,8% e Barcelona desceu 10,9%.

Os portos de França registaram ainda maiores perdas no volume de carga, com o Haropa Port (Le Havre, Rouen e Paris) a descer uma posição em consequência do resultado de -15,8% e Marselha a recuar também 15%.

Em nota, o Porto de Sines frisa que «decorrem a bom ritmo as obras de expansão do terminal de contentores, Terminal XXI, que dotarão a infraestrutura de uma capacidade total de 4.1M TEU».

 



Comentários

pub