Organização e Município dizem que Festival Sudoeste não está em risco por causa do incêndio

Zona onde tem lugar o festival está fora da área para onde o fogo está a progredir

A realização do Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, concelho de Odemira, não está em risco devido ao incêndio que lavra desde sábado naquele território, garantiram hoje a proteção civil municipal e a organização do festival.

Num comunicado conjunto, enviado à agência Lusa, o Serviço de Proteção Civil Municipal de Odemira e a organização do MEO Sudoeste avançaram que “não há qualquer risco à realização do festival”, que deverá ter lugar entre quarta-feira e sábado, na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar.

De acordo com as duas entidades, tanto o recinto do festival como a zona de campismo “não se encontram na linha de evolução do incêndio”.

A 25.ª edição do festival Sudoeste começa na terça-feira, com a receção ao campista, mas desde o passado sábado que a zona de campismo está aberta ao público.

Devido a este incêndio rural, que deflagrou na zona de Baiona, no sul da freguesia de São Teotónio, a meio da tarde de sábado, a circulação rodoviária está cortada na EN120, entre São Teotónio e Odeceixe, concelho de Aljezur, no distrito de Faro, desde cerca das 11h00 de hoje.

De acordo com fonte do Comando Territorial de Beja da GNR, as Estradas Municipais (EM) 501, entre São Teotónio e Relva Grande, e 1186, entre São Miguel e Vale dos Olhos, na freguesia de São Teotónio, apresentam constrangimentos à circulação rodoviária desde a tarde de domingo.

Por esse motivo, a GNR desaconselha a circulação automóvel em direção à zona de São Teotónio.

Também o Serviço Municipal de Proteção Civil alertou que “durante o dia poderão ocorrer constrangimentos no abastecimento de água à população na vila de São Teotónio”.

Foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos desde as 14h30 de domingo.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na internet, às 15h16 estavam mobilizados 712 operacionais, com o apoio de 228 viaturas e de oito meios aéreos.

 



Comentários

pub