Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

O prazo para submissão de candidaturas referentes à 5ª edição do Prémio Municipal do Voluntariado de Portimão decorre entre 1 de Julho e 15 de Outubro. 

O galardão, instituído desde 2019 pelo Município de Portimão, tem como objetivo «estimular a criação de projetos inovadores nas áreas de solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação».

No sentido de estimular o exercício de responsabilidade social e a cidadania ativa, os projetos candidatos ao Prémio Municipal do Voluntariado deverão promover a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens, seniores, pessoas com deficiência, pessoas em situação de sem-abrigo, migrantes, etnias e/ou pessoas em situação vulnerável, criando um impacto mensurável na vida dos destinatários.

inframoura cada gota importa

Após avaliação do júri do prémio, serão distinguidos os quatro melhores projetos, dois na categoria Singular e dois na categoria Coletivo, correspondendo a um primeiro e segundo lugares, aos quais será entregue o apoio pecuniário de 6.500 euros e 3.500 euros, respetivamente, destinado ao desenvolvimento de cada uma das candidaturas premiadas, estando prevista a atribuição de uma menção honrosa por cada categoria.

As candidaturas devem ser apresentadas até 15 de Outubro deste ano, mediante preenchimento de formulário digital e de acordo com os termos do regulamento em vigor, disponíveis aqui.

 

Sul Informação

 

A solicitação de informações complementares e os pedidos de esclarecimento de dúvidas podem ser feitos através do email [email protected] ou pelos telefones 282 470 727 / 787.

A seleção das quatro candidaturas finalistas está marcada para Novembro do próximo ano, enquanto a entrega dos prémios decorrerá a 5 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, em cerimónia pública promovida pelo Município de Portimão.

Na edição do ano passado, o prémio na categoria Coletivo coube ao projeto “Navegar pela Mente”, da associação Teia d’Impulsos, que visa possibilitar a prática semanal de vela aos utentes que frequentam o Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA – Portimão, proporcionando o desenvolvimento de uma atividade desportiva e terapêutica como ferramenta no processo de reabilitação.

Na mesma categoria, o segundo prémio foi entregue ao projeto Oficina Social de Bricolage do GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, que se traduzia em equipar uma carrinha com material de manutenção e ferramentas, funcionando a viatura como oficina de pequenas reparações ao domicílio, ao serviço da população mais vulnerável e carenciada do concelho.

Todas as informações relativas ao Prémio Municipal do Voluntariado podem ser consultadas aqui.

 



Banner lateral albufeira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Serviço de Medicina Nuclear da ULS Algarve realizou 1.600 exames no primeiro ano

Serviço de Medicina Nuclear da ULS Algarve realizou 1.600 exames no primeiro ano

Sul Informação - Unidade de AVC de Portimão aumenta lotação de quatro para seis camas

Unidade de AVC de Portimão aumenta lotação de quatro para seis camas

Sul Informação - Detido homem que agredia companheira e que publicou vídeo sexual na Internet

Homem violou jovem de 16 anos que conheceu nas redes sociais mas foi detido em Portimão