Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

A  Sun Concept vai sair de Olhão, onde nasceu e está sediada desde a sua criação em 2015, para se mudar para Setúbal, revelou ao Sul Informação João Bastos, diretor comercial desta empresa algarvia de construção de embarcações 100% solares.

«Nós vamos sair das nossas atuais instalações [na zona industrial de Olhão] porque precisamos de aumentar a nossa capacidade de construção, precisamos de mais espaço, de melhorar as linhas de produção e ter linhas efetivas, cada qual com o seu modelo», explicou.

Ponderadas as diferentes alternativas, a Sun Concept decidiu sair do Algarve, apesar do «muito gosto» que tem pela região, «por diversas razões, desde logo a limitação de espaços com as condições que nós precisamos. As ofertas são poucas e, como tal, tendencialmente os valores que pedem por elas são mais altos».

festival do marisco de olhao

«Também temos, à semelhança dos outros estaleiros do Algarve, uma grande dificuldade em conseguir ter mão-de-obra especializada», referiu João Bastos, numa entrevista ao Sul Informação.

 

Sul Informação
Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

«Acabou por surgir a possibilidade de irmos para Setúbal, para um espaço bom, com condições económicas vantajosas em relação ao que existe aqui em baixo, e aproveitámos», disse.

Por outro lado, «Setúbal é uma zona onde ainda existe bastante indústria naval e uma tradição neste setor, pelo que acreditamos que será, de alguma forma, mais fácil arranjar mão-de-obra especializada».

Esta necessidade de mudança tem a ver com o aumento das solicitações, principalmente vindas de além-fronteiras.

«Antes da Covid-19, o nosso mercado era essencialmente o nacional, mas agora, desde 2022 e 2023, o nosso volume de exportação é muito superior ao que são as vendas a nível nacional, na ordem dos 80% de vendas para fora», revelou.

«Logicamente que a exportação é para ficar. Temos muito gosto  e orgulho em vender para o mercado nacional, mas não vou dizer que o mercado internacional não é bom para nós, porque de facto o é, uma vez que é muito maior. A exportação é fundamental para nós, principalmente quando estamos a fazer um aumento da capacidade de produção», concluiu.

 

Fotos: Nuno Costa | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



são brás de alportel
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Governo diz que “nenhum aluno será prejudicado” pelos problemas técnicos em prova do 9.º ano

Hiperconectividade é um perigo crescente para trabalhadores e empresas

Sul Informação - Trabalhador morre nas minas de Neves-Corvo

Greve na mina alentejana de Neves-Corvo termina com adesão inferior a 1%

Sul Informação - Autoridade Marítima apreende 150 jerricãs de combustível a flutuar ao largo da Fuzeta

Autoridade Marítima apreende 150 jerricãs de combustível a flutuar ao largo da Fuzeta