884º aniversário da mítica Batalha de Ourique comemorado com inauguração de obras

Mítica Batalha de Ourique terá ocorrido a 25 de julho de 1139

Estátua de D. Afonso Henriques em Ourique – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A inauguração da requalificação urbana da Praça Padre António Pereira, em Ourique, é o ponto alto das comemorações do 884º aniversário da mítica Batalha de Ourique, anunciou a Câmara Municipal daquela vila alentejana.

A autarquia anuncia que vai comemorar a data «através de um conjunto de iniciativas de convergência entre o passado, o presente e o futuro, sempre com o foco nas pessoas e no território».

Para isso, desloca-se a Ourique o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que visitará obras em curso e presidirá à inauguração da requalificação urbana da Praça Padre António Pereira, em mais uma intervenção de valorização do espaço público concretizada no concelho.

Em nota de imprensa, a Câmara de Ourique salienta que «a Batalha de Ourique de 25 de julho de 1139 é um marco na afirmação de Portugal como Nação e na projeção da Portugalidade, do Ser Português».

Ora, salienta a autarquia, «Ourique orgulha-se de estar inscrito nessa página da História de Portugal que reconfirmou a ambição de sermos Nação, com uma população, regras próprias e um território».

«Invocar o impulso de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique nos seus 884 anos é não apenas relembrar a bravura do seu exército perante a desproporção das tropas em presença, mas também a importância do território para a afirmação da identidade e da soberania».

Curiosamente, o local da chamada Batalha de Ourique nunca foi determinado com exatidão, nem sequer há a certeza, por parte dos historiadores, que tal recontro, que terá oposto tropas de D. Afonso Henriques aos mouros, alguma vez tenha mesmo acontecido.

Ainda assim, o local da mítica batalha é reclamado tanto por Ourique, como pelo vizinho concelho de Castro Verde, que também promove comemorações.

 

 

 



Comentários

pub