Festival Internacional de Teatro do Alentejo começa amanhã em Beja e Santiago

Beja, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ponte de Sôr e Santiago do Cacém são os concelhos parceiros do FITA

A 10ª edição do FITA, Festival Internacional de Teatro do Alentejo, abre na quinta-feira, dia 22 de Junho, com espetáculos em dois dos sete concelhos onde o certame vai ter lugar este ano.

Assim, em Beja, o Hospital da Misericórdia vai ser palco, às 21h30, da peça «Coração de Antígona», levada à cena pelas companhias Lendias d’Encantar, Centro Dramático Galego, El Mura e INAE.

Em Santiago do Cacém, à mesma hora, mas no Auditório Municipal António Chaínho, será apresentada «La Muñeca Nocturna», pela Cia. Fantasmágora.

Promovido pela companhia Lendias d’Encantar, que tem sede em Beja, o festival terá este ano, «como país convidado, o Uruguai, presente com quatro espetáculos e uma coprodução, esta última envolvendo criadores de quatro países – Portugal, Uruguai, Cuba e Espanha».

«Este ano, queremos dar destaque ao país convidado, aproximando criadores de Portugal e Uruguai, fomentando cocriações futuras e dando visibilidade ao teatro contemporâneo do Uruguai», explicam.

Os concelhos parceiros do Festival – Beja, Aljustrel, Arraiolos, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ponte de Sôr e Santiago do Cacém -, vão acolher 21 espetáculos diferentes, proporcionando, ao público da região do Alentejo, apresentações oriundas do Uruguai, de Espanha, da Argentina, do Equador, da Colômbia, do Chile, do Brasil e de Portugal.

«Neste ano particularmente difícil para nós, nomeadamente pela falta de apoios financeiros portugueses [a Lendias d’Encantar ficou de fora dos apoios da DGArtes], consideramos um ato de coragem dar continuidade ao Festival», salienta a companhia de teatro alentejana.

Assim a décima edição do FITA «acaba por ter um significado especial e gratificante. Neste contexto adverso, gostávamos de salientar o apoio do INAE – Instituto Nacional das Artes Escenicas do Uruguai, que contribuiu ativamente para a vinda de três produções teatrais oriundas deste país».

2023 é também o ano em que a Lendias d’Encantar celebra os seus 25 anos de atividade ininterrupta.

Durante o Verão, o «volta a percorrer o Alentejo em toda a sua dimensão, do baixo ao alto, do litoral ao interior, porque o Alentejo é uno».

Clique aqui para conhecer a programação em cada um dos concelhos

 


A Lendias d’Encantar foi fundada em Beja em 1998 como companhia profissional de teatro, mas o seu percurso, durante estes 25 anos, tem ultrapassado em larga escala essa vertente.
Além da criação e da produção teatral, tem coexistido um investimento contínuo da companhia na formação de públicos, na dinamização de atividades para comunidades locais mais fragilizadas e na programação cultural da região, fruto de um trabalho de grande proximidade com o território.Para lá desta intervenção em profundidade desenvolvida no Baixo Alentejo, grande parte dos espetáculos da companhia têm um nível de circulação elevado, tanto a nível nacional como internacional.Como exemplos dessa difusão do trabalho artístico da LdE pelo mundo, podemos referir países como Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Honduras, México, Nicarágua, República Dominicana, Venezuela onde a companhia já se apresentou, com espetáculos diferentes e, em muitos deles, várias vezes.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub