Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Uma outra diáspora: Sefarditas, identidades ibéricas e memórias de exílio”. Este é o tema da conferência-debate que Carla Vieira vai proferir, no dia 8 de Julho, às 17h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Segundo a Câmara de Portimão, «o tema ganha maior relevância numa altura em que tanto se vem falando, pelos melhores e piores motivos, sobre a diáspora sefardita, na sequência da lei da nacionalidade atribuída a descendentes de judeus sefarditas portugueses».

A conferencista é investigadora do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo vencido o Prémio História da Europa da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuído pela Academia Portuguesa da História.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, tem feito trabalho de investigação para levantar as vidas dos judeus e cristãos-novos portugueses pelo mundo, perseguidos e forçados ao exílio, e a influência que exerceram nos países de acolhimento.

Além de inúmeros artigos científicos em revistas internacionais da especialidade, Carla Vieira é autora das obras “Nação entre Impérios: Judeus Portugueses e a aliança luso-britânica no século XVIII” (Húmus, 2022), “Judeus Portugueses na América” (Esfera dos Livros, 2021) e “Uma Amarra ao Mar e Outra à Terra: Cristãos-Novos no Algarve de 1558 a 1650” (Sul, Sol e Sal, 2018).

Em termos de cidadania ativa, Carla Vieira foi fundadora em 2011, juntamente com o irmão Nuno Bernardino Vieira e alguns amigos, da Teia d´Impulsos.

 



lagos eventos
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos