Vila alentejana de Almodôvar “viaja no tempo” no regresso do Mercado Medieval

Mercado Medieval de Almodôvar tem entrada livre

A vila de Almodôvar vai “viajar no tempo” no fim de semana, com a realização do Mercado Medieval, que, após cinco anos de interregno, regressa à localidade alentejana com “bailias, torneios de armas, danças e folguedos”.

A 12.ª edição do Mercado Medieval de Almodôvar, que se realiza entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de Maio, é uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com outras entidades, que “leva” os visitantes até 1285, ano em que o rei D. Dinis elevou a vila a concelho.

“É um evento muito querido dos almodovarenses e a feira que mais envolve toda a população”, disse hoje à agência Lusa a vereadora Ana Carmo, que tem o pelouro da Cultura na autarquia.

Segundo a autarca, o programa do evento inclui um mercado de rua, recriações históricas, artes performativas, música e danças da época medieval, sendo esperados em Almodôvar “muitos turistas e outros públicos dos concelhos limítrofes”.

Ana Carmo disse ainda que a iniciativa pretende, além da habitual recriação histórica, “dinamizar e alavancar” o comércio, a hotelaria e a restauração do município alentejano, no distrito de Beja.

“A expectativa é que possamos alavancar alguma retoma [de economia local] através da realização do Mercado Medieval, que se realiza em três dias e com um programa variado em vários espaços da vila”, frisou.

A 12.ª edição do Mercado Medieval de Almodôvar tem entrada livre e arranca pelas 17h00 de sexta-feira.

Para o primeiro dia estão previstas, entre outras iniciativas, uma arruada “pelas ruas e praças do burgo”, “o acolhimento de peregrinos por Dona Isabel de Aragão” e o espetáculo de teatro de fogo “O Milagre das Rosas”.

Ao longo dos restantes dois dias de evento, o programa prevê a realização de um “cortejo régio pelas ruas do burgo”, “a cerimónia de alistamento e recrutamento para a defesa de Almodôvar” ou “o preito de menagem dos mouros do Garb Al’Andaluz a D. Dinis”.

Torneios de armas a pé e a cavalo, sessões de trovas e cantigas de amigo, demonstrações de cetraria e espetáculos de teatro de fogo são outros dos destaques da iniciativa.

Ao longo dos três dias, o Mercado Medieval de Almodôvar contará também com vendas de rua, exposições e espaços de “comeres e beberes” da dieta mediterrânica.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub