Festival Islâmico de Mértola «é uma oportunidade única para a economia local»

Festival decorre entre os dias 18 e 21 de Maio e conta receber «entre 30 e 40 mil visitantes»

O Festival Islâmico está de volta à vila de Mértola, entre 18 e 21 de Maio, com concertos, danças, mercado de rua, gastronomia, animação, oficinas e conferências, contando receber «entre 30 e 40 mil visitantes».

«Este Festival é uma oportunidade única para a nossa economia local, sobretudo para todos os negócios que estão ligados à restauração, ao pequeno comércio e ao turismo. É uma oportunidade para, num curto espaço de tempo, os comerciantes poderem potenciar os seus negócios, mas também de se apresentarem a este público e de o fidelizarem, para que depois regressem noutras alturas para desfrutar do que temos para oferecer não só em termos de cultura, mas também de património natural», disse Rosinda Pimenta, vice-presidente da Câmara de Mértola, ao Sul Informação. 

De acordo com esta responsável, o programa será «muito variado», o que «chamará mais pessoas a visitar Mértola».

«É uma oportunidade de fazer negócio no momento, mas também de se dar a conhecer», refere Rosinda Pimenta, garantindo que o Festival apresenta o Município alentejano a muitos que depois voltam para o explorar melhor.

Entre 18 e 21 de Maio, das 10h00 às 3h30, há oficinas de artesanato, cante, gastronomia, música, escrita, chá, dança, exposições de artesanato, pintura e som, conferências sobre geografia e história, leitura de contos, concertos musicais e Djs e animação de rua durante todo o dia.

No Hammam e Casa de Chá, que vão estar abertos por estes dias, os participantes podem usufruir de um programa especial, com inscrições limitadas e marcações prévias, que contará com oficinas de “remédios e mezinhas”, rotina e yoga facial diários e cosmética viva.

Nos dias 19, 20 e 21, a chef Sahima Hajat (vencedora do MasterChef Portugal) apresentará ainda uma experiência gastronómica com menu de degustação, igualmente sujeito a marcação prévia e inscrições limitadas. As marcações podem ser feitas através do número 968 689 109.

 

 

O Festival Islâmico de Mértola tem uma génese cultural e patrimonial com fortes raízes territoriais, que tem na sua base o trabalho arqueológico realizado sobre o património deste Município, levado a cabo desde o fim dos anos 70, pela equipa técnica do Campo Arqueológico, dirigida pelo arqueólogo Cláudio Torres, em parceria com o Município e outras entidades locais e nacionais do meio associativo e académico.

De acordo com Rosinda Pimenta, este é um festival que «tem crescido e amadurecido e que não perdeu a sua capacidade constante de renovação».

D0 cartaz dos concertos da 12ª edição, fazem parte nomes como Pedro Mafama (dia 20 às 24h00), Cus Cus Flamenco (dia 19 às 21h30), Fanfarraï Big Band (dia 19 às 23h00), TootArd (19 às 00h30), Olkan & La Vipère Rouge (dia 19 às 2h00), Sofiane Saidi & The Mazalda (dia 20 às 23h00), Ko Shin Moon (dia 20 às 2h00), Grupos Corais, entre muitos outros.

O Festival Islâmico de Mértola tem entrada livre.

O programa completo pode ser consultado aqui.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub