Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O ministro das Finanças disse hoje, 11 de Março, esperar uma diminuição significativa de inflação já a partir de Abril, acreditando mesmo numa diminuição de preços em alguns bens.

O governante falava numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito de um requerimento potestativo do Chega sobre a medida de IVA zero dos bens essenciais.

Fernando Medina deu nota de que a taxa de inflação já diminuiu nos meses finais de 2022 e no início de 2023, esperando que «a redução se torne mais significativa ao longo dos próximos meses, já em particular a partir do mês de Abril».

festival do marisco de olhao

Segundo o ministro, a previsão é de que a trajetória de desaceleração do crescimento de preços continue nos «restantes meses até ao final do ano».

Defendeu ainda o acordo para a redução temporária do IVA nos bens essenciais, que espera «seja bem-sucedido».

«Para alguns bens teremos essa estabilização, mas também a expectativa que temos é que relativamente a outros haja de facto diminuição de preços, que já estão a acontecer nos mercados internacionais, já estão a acontecer em bens que servem outros bens que são depois consumidos de outra forma», frisou, salientando uma redução dos preços de alguns matérias-primas.

 



sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

ministro finanças. Joaquim Miranda Sarmento

Governo alarga prazo para pagamento do IMI até final de Junho devido ao apagão

ministro finanças. Joaquim Miranda Sarmento

Governo autoriza empresas públicas a aumentar massa salarial até 4,7% em 2025

site financas

Senhas de acesso para autenticação no Portal das Finanças com novas regras