Comunidades que promovem envelhecimento saudável distinguidas pela Ordem dos Psicólogos em Évora

85 Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais candidataram-se ao Selo Comunidades Pró-Envelhecimento

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) vai entregar. no próximo dia 14 de abril (sexta-feira), na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, os Selos Comunidades Pró-Envelhecimento.

A sessão de boas-vindas vai contar com a presença do secretário de Estado da Segurança Social Gabriel Bastos, do bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses Francisco Miranda Rodrigues e de um representante da Câmara Municipal de Évora.

O objetivo dos Selos Comunidades Pró-Envelhecimento é reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

85 Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais candidataram-se, nesta edição de 2023, ao Selo Comunidades Pró-Envelhecimento. Foram avaliadas pelas suas políticas, programas, planos estratégicos e práticas relativos à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Esta iniciativa é um contributo da OPP para a sustentabilidade dos sistemas social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que Portugal possui. O objetivo último é a construção de uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida.

Ao longo da cerimónia, haverá uma mesa-redonda sobre o envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida, moderada pela psicóloga e membro do júri Cátia Gameiro e com a participação da psicóloga e membro do júri Susana Amaral e do investigador do ICBAS e do CINTESIS Pedro Rocha.

A vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses Renata Benavente vai falar sobre boas práticas nas Comunidades Pró-envelhecimento. A entrega dos selos será realizada por Susana Amaral e António Ilhicas, membros do júri.

Programa completo:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/programa_comunidades_prao_envelhecimento_14_04.pdf

 

 



Comentários

pub